Vida e Saúde

Dormir é qualidade de vida!

Dormir bem é fundamental para uma vida saudável

O tripé da vida saudável de todo atleta  é: treinamento, alimentação e…sono!

Pois é, os esportistas e os profissionais de Educação Física já sabem há tempos disso: uma boa noite de sono é fundamental para maior qualidade de vida. Hoje, esse conceito se expandiu para o conjunto geral da sociedade. Mesmo quem não é atleta de competição ,sabe que praticar atividade física, seguir uma dieta saudável e dormir bem, contribui para um vida mais saudável e longa. 

Um bom sono contribui para o organismo regular o metabolismo e repor as energias gastas durante o dia, melhorando a capacidade física e também mental. Especialistas recomendam que um adulto precisa de 7 a 8 horas de sono por noite, que traria ,entre outros, os seguintes benefícios:

.Diminui o cansaço e estresse

.Regula o peso

.Reduz o risco de doenças do coração e diabetes

.Aumenta a capacidade de concentração

.Melhora o humor

E agora surgiu mais uma comprovação científica para os benefícios do dormir bem!

 

Dormir e vida saudável

Uma pesquisa feita na  Universidade da Finlândia Oriental e publicada no  Journal of Occupational Medicine and Toxicology mostrou que o ato de dormir bem está associado a hábitos de uma vida saudável, como se alimentar melhor, praticar atividade física, não se estressar  e abandonar vícios como bebidas alcoólicas e o cigarro

“O trabalho mostrou que a boa recuperação do sono está associada a uma dieta e hábitos alimentares que promovem a saúde, bem como a um menor consumo de álcool”, afirma o  médico cardiologista, geriatra e nutrólogo  Juliano Burckhardt, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

O estudo foi feito com  252 adultos de 3 cidades da Finlândia, que estavam acima do peso e apresentavam problemas psicológicos como estresse e angústia. A pesquisa foi feita durante 3 noites seguidas, medindo a frequência  cardíaca de cada um deles. A medição das variações  dos batimentos cardíacos serviu para avaliar a relação entre a ativação parassimpática e simpática do sistema nervoso, ou seja, o equilíbrio entre  estresse e a recuperação do organismo.

Como explica o dr.Juliano:

“O sistema nervoso parassimpático desempenha um papel fundamental na recuperação, durante a qual a frequência cardíaca diminui e a variabilidade da frequência cardíaca é elevada”.

Dormir bem e boa dieta

Outro dado levantado pelos pesquisadores da Universidade da Finlândia Oriental, diz respeito aos  hábitos alimentares das pessoas que participaram do estudo, avaliando a relação entre a qualidade dos alimentos ingeridos, o consumo de álcool e aspectos da intensidade e frequência das  sensações de fome e saciedade. Os resultados foram comparados com informações  dos hábitos dos pacientes  antes do início da pesquisa.

‘’O estudo demonstra que a maior atividade parassimpática durante o sono, indicativa de melhor recuperação fisiológica, está associada a maior qualidade da dieta promotora da saúde e menor consumo de álcool e, possivelmente, também a hábitos alimentares, especialmente fatores que afetam nossa decisão de comer. Especialmente os participantes com um bom equilíbrio de estresse relataram melhor qualidade geral da dieta, maior ingestão de fibras, maior autocontrole na rotina alimentar e menor consumo de álcool do que aqueles com um desequilíbrio maior de estresse”, explica o  médico cardiologista e geriatra.

 

Dormir e longevidade

Outra questão relevante  é que dormir bem é um fator muito importante para quem quer viver mais e com saúde, pois o bom sono ajuda no processo de regeneração do organismo.

O recomendado é dormir entre 7 e 8 horas por noite. Fugir desses valores é colocar a saúde em risco, pois já temos evidências que a falta de sono pode prejudicar o coração e o cérebro e diminuir a longevidade”, diz o dr. Juliano. 

E para dormir bem, existem algumas dicas simples, como por exemplo:

. Durma num local escuro e silencioso

.Desligue aparelhos eletrônicos como TV, celular e computador 

.Termine qualquer trabalho pelo menos duas horas antes de dormir

. Evite alimentos ricos em cafeína como café, chá preto, mate e refrigerantes

.Evite alimentos com muito açúcar

O dr. Juliano dá ainda outra  sugestão para quem quer dormir bem:

 “Uma boa dica para melhorar o horário e a qualidade do sono é ter refeições mais leves durante o período noturno e aumentar, gradativamente, em 15 minutos o tempo de sono, indo para cama preferivelmente mais cedo”.

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico:

Dr.Juliano Burckhard/Cardiologista

Share

Recent Posts

Intestino: porta de entrada das varizes

O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes

2 dias ago

A emoção mexe com o prato

As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições

2 dias ago

Como melhorar seu treino!

Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios

1 semana ago

Pais, filhos e desafios

Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes

2 semanas ago

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

2 semanas ago

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros

2 semanas ago