Essa proteína ajuda a evitar o aparecimento da flacidez e rugas
Tentar retardar ao máximo o envelhecimento do rosto é algo que sempre foi uma preocupação, principalmente das mulheres, mas também de muitos homens.
Mas para que isso ocorra, é preciso que as células da face fiquem mais firmes e unidas. E essa tarefa de garantir uma maior sustentação destes tecidos, cabe a uma proteína muito conhecida: o colágeno.
Só que com o tempo, a produção natural dessa proteína vai diminuindo, resultando no envelhecimento. Mas existem procedimentos que podem retardar este processo.
Para saber mais sobre como preservar o colágeno e o rosto mais jovem, continue lendo esta reportagem.
Mas afinal, qual a função e porque o colágeno é tão fundamental para a saúde da pele do rosto? Quem explica é a dermatologista, Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica(SBCD) e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia.
“O colágeno é uma proteína muito importante para o tecido conjuntivo. Esse tecido é o que confere estrutura para as células da epiderme e derme. Por isso, o colágeno é o responsável pela sustentação da pele”.
E o também dermatologista Abdo Salomão, da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD),acrescenta:
“Ele é sintetizado pelos fibroblastos, células da pele responsáveis por sua produção e, para que tenha sua correta função, ele passa por reações químicas cujo resultado final é sua organização em fibras’’.
A medida que a pessoa envelhece, a produção natural dessa proteína vai diminuindo e com isso, se perde parte do colágeno que já foi produzido pelo organismo.
“Com o passar do tempo, mais precisamente após os 30 anos de idade, nossa capacidade de produção individual de colágeno cai pouco a pouco. Esse processo é irreversível, mas pode ser amenizado ou postergado por meio de hábitos saudáveis”, afirma a dra. Mônica.
Não deixe de ler:
Existem várias maneiras e tratamentos para se estimular a produção ou preservar o colágeno. Mas um deles é imprescindível : usar o filtro solar. Isso porque a exposição demasiada e sem proteção à luz do sol, destrói o colágeno.
“O protetor solar é, sem dúvidas, o melhor creme antirrugas que existe. Independentemente do tipo de pele, quando pensamos em prevenção de câncer de pele e envelhecimento precoce, qualquer protetor FPS maior ou igual a 30, aplicado de maneira adequada, cumprirá bem seu papel”, diz a dermatologista Jaqueline Zmijevski, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A proteção é de todas as camadas da pele, preservando também o colágeno.
Uma dica importante é a seguinte: não saia direto se expondo ao sol assim que aplicar o filtro. É importante aguardar uns 15 minutos, depois passar o filtro para, aí sim, entrar em contato com os raios solares.
Também é importante reaplicar o produto ao longo do dia, mesmo que no rótulo do filtro solar informe que ele é de exposição prolongada:
“Essa reaplicação é feita a cada duas horas e após os banhos de mar e piscina, uma vez que também tendemos a passar mais a mão no rosto ou no corpo, ajudando a retirar o filtro. Reaplicando, garantimos uma pele protegida”, explica o dr. Abdo.
Mas nem só de filtro solar vive a proteção do colágeno. A melhor estratégia para manter a pele jovem e saudável, é combinar a utilização do filtro com acessórios para bloquear os raios solares, tais como:
.Óculos de sol
.Chapéu
.Roupas com proteção aos raios ultravioleta(UV)
Também fique atento aos horários em que vai estar exposto ao sol.
‘’Evite também a exposição solar após às 9h e antes das 16h”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, também da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD).
Veja também:
Uma outra informação importante é que a solução para manter os níveis adequados de colágeno no corpo , pode estar no prato. Alguns alimentos são fundamentais para estimular a produção desta proteína.Como explica a médica nutróloga Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia(ABRAN):
‘’A pele precisa de um bom aporte de proteínas para manter o tônus e renovar suas estruturas. As fontes alimentares de proteínas como carnes, ovos, laticínios e leguminosas são importantes para fornecer aminoácidos necessários”.
Ela diz ainda que é preciso ter cuidado com dietas muito restritivas:
“Além do déficit calórico, o déficit proteico e a pouca ingestão de água são os fatores alimentares que mais rapidamente impactam negativamente as estruturas da pele”.
É recomendando ainda que se abuse dos antioxidantes na dieta diária, já que os radicais livres também são grandes inimigos do colágeno. Por isso, passe a colocar nas suas refeições alimentos como:
.Vegetais
.Folhas
.Frutas
Também é fundamental aumentar o consumo de vitaminas.
“Quando pensamos em saúde da pele e vitaminas, nos preocupamos com micronutrientes que atuam contra radicais livres que causam danos celulares tais como envelhecimento e lesões malignas. As vitaminas que têm ação contra esses radicais livres são: vitamina A, C e E”, explica a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS.
“Uma alimentação equilibrada está entre os principais itens que ajudam a deixar a pele bonita, jovem e hidratada. São os alimentos que você consome regularmente que definem a aparência e qualidade do tecido cutâneo, não apenas em um mês, mas também em 1,2 anos ou mais. A alimentação com perfil antioxidante é uma das principais formas de prevenção do envelhecimento, inclusive da pele, enquanto uma dieta rica em alimentos pró-inflamatórios pode causar diversas disfunções”, conclui a nutróloga Marcella Garcez.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e dos médicos:
Dr. Abdo Salomão Jr. /Dermatologista
Dra. Mônica Aribi/Dermatologista
Dra. Paola Pomerantzeff/ Dermatologista
Dra. Jaqueline Zmijevski/ Dermatologista
Dra.Marcella Garcez/Nutróloga
Dra. Cláudia Merlo/Especialista em Cosmetologia
Confira estas também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/a-saude-da-pele-com-exercicios/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/5-erros-mais-frequentes-na-protecao-contra-os-raios-uv/
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros