Saiba como manter a saúde mental em meio à correria do Natal e Ano Novo
Quando chega o mês de dezembro, a contagem regressiva para o Natal e o Ano Novo traz compromissos com compras, organização das celebrações e convites para inúmeras confraternizações com parentes e amigos.
Mas o que em princípio pode parecer só alegria, pode gerar também muita pressão e desequilíbrio emocional, gerando ou intensificando sentimentos como:
.Ansiedade
.Angústia
.Tristeza
.Melancolia
Quer saber dicas de como não deixar as Festas de fim de ano se transformarem num acúmulo de estresse? Então siga lendo esta reportagem que preparamos para você.
A síndrome do fim de ano ou ‘’dezembrite’’, como é conhecida no popular, apesar de não ser um termo oficial descreve bem a sensação de exaustão emocional, frustração e expectativa exacerbada que muitas pessoas vivenciam nessa época. A retrospectiva do ano que passou e a pressão de “fechar ciclos” antes do ano acabar pode gerar sentimentos intensos de incapacidade e autocobrança.
Também a rotina típica do mês de dezembro, marcada por compras de Natal, organização de festas, viagens e encontros familiares, gera um excesso de compromissos, que junto ao ritmo acelerado de vida contribui para o aumento:
.Do estresse
.Da ansiedade
‘’Ansiedade é estar vivendo o que ainda não aconteceu, toda vez que estamos nesse lugar vem a sensação de pressa, de peso, de ter muitas tarefas, de achar que não vamos dar conta’’, afirma a terapeuta sistêmica Paola Doce A. Canella, pós-graduada em Psicologia Positiva (PUC-RS).
E prossegue a especialista:
‘’A melhor forma de lidar com isso é não normalizar ansiedade com a época de Natal e Ano Novo. É sair do automático, aproveitar cada momento no seu tempo e principalmente respeitar seus limites. Fazer o que for possível com entrega e presença’’.
A pressão por viver momentos felizes e perfeitos pode ser especialmente pesada quando confrontada com realidades que fogem deste mundo idealizado. A expectativa de harmonia absoluta nas festas, muitas vezes esbarra em sentimentos de solidão ou nostalgia pela ausência de entes queridos, relações familiares complicadas e encontros com parentes com quem se tem pouca afinidade.
‘’A melhor forma é entender que na maioria das vezes aquela piadinha, aquela implicância ou discussão aflorada sobre política, não é sobre você ou para você. É sobre as necessidades não atendidas da pessoa em questão e você só está recebendo a descarga de frustações alheias’’, afirma a terapeuta.
Veja também:
Correria das compras e confraternizações
E como se precaver do excesso de estresse de todo este movimento com os preparativos para as festas de Natal e Reveillón?
‘’Caso você seja a pessoa que compra presente para todos, produz as festas de confraternização no trabalho e em casa, monta a ceia, quer participar de todos os amigos ocultos e só reclama da correria e de que faz muitas coisas ao mesmo tempo, você deve estar bem estressado. A pergunta é, qual o valor de tanto controle? Como seria fazer um pouco menos e aproveitar mais? Comece dividindo tarefas, fazendo uma coisa de cada vez’’, sugere Paola.
Nesta época também é comum as pessoas serem convidadas para várias reuniões de confraternização, no trabalho, na escola, entre amigos, parentes, etc. Tem gente que acaba se sentindo cobrada, obrigada a ir a todas estas reuniões ou até mesmo culpada por não comparecer. Isso pode afetar a saúde mental?
‘’Sim afeta muito. E se você tem dificuldade de dizer não para os outros, na verdade está dizendo o tempo todo não para você mesmo, não respeitando seus limites, suas escolhas e seus desejos. Dizer alguns ‘nãos’ para os outros e dizer sim para você’’.
Leia ainda:
Sinais de alerta e tratamento
É importante estar atento aos sintomas mais frequentes da síndrome do fim de ano, como:
.Tristeza persistente
.Crises contínuas de ansiedade
.Insônia recorrente
.Alterações no apetite
.Irritabilidade constante
.Sensação de esgotamento
Existem práticas que podem ajudar a manter o equilíbrio emocional nesta época de muitas pressões, tais como:
.Alongamentos
.Caminhadas
.Respiração profunda
Há ainda uma técnica chamada aterramento, também conhecida como grounding:
‘’Essa técnica é muito simples e traz benefícios fundamentais para mente, corpo e espírito. Basta andar descalço em contato com a terra, grama, ou areia da praia
permitindo o equilíbrio do nosso sistema elétrico. A terra neutraliza os radicais livres, reduz inflamações, melhora circulação, foco, diminui ansiedade e te traz para presença do aqui e agora. Faça isso 10 minutos, se possível todos os dias’’, recomenda a terapeuta.
Então saiba evitar as armadilhas causadas pelo estresse de fim de ano e Boas Festas!
Contamos com a colaboração de: Paola Doce A. Canella/ Terapeuta Sistêmica
Confira ainda:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/esporte-e-familia-a-formula-da-saude-mental/
https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/abandonar-o-fumo-diminui-a-ansiedade/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/alimentacao-boa-pra-cuca/
Essa e outras medidas reduzem o risco deste tumor em até 60%
Conheça as novas e modernas formas de tratamento da doença