Conheça cuidados importantes para treinar evitando lesões nos joelhos
Vai treinar? Ou já treinou? Caso você seja do grande grupo de pessoas que entende importância da prática de atividade física e os benefícios para a saúde que ela traz, lembre ainda que entre as partes do corpo que são beneficiadas com uma rotina de exercícios físicos, estão também os joelhos.
Mas é preciso ter cuidado para não sobrecarregar os joelhos, que podem sofrer com certos fatores, como:
.Sobrecarga
.Repetição em excesso
.Realização errada
.Má preparação
.Calçados inadequados
Quer saber como treinar bem, sem lesionar os joelhos? Conheça então as 5 dicas a seguir.
Antes de conhecer especificamente cada dica, você sabe qual a importância da atividade física para os joelhos? Quem nos ajuda a entender melhor é o médico ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva e integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
“Os exercícios beneficiam os joelhos de três maneiras básicas: ajudam a manutenção do peso corporal, fortalecem a musculatura, exercendo um efeito de proteção das articulações através da melhora do desempenho biomecânico e da sustentação do esqueleto e ativam a circulação do líquido sinovial que nutre a cartilagem através do processo de embebição(absorção)”.
Mas é preciso tomar cuidado para evitar lesões nos joelhos, que são extremamente comuns entre a turma da malhação.
“O joelho é uma das maiores e mais complexas articulações do nosso corpo. E por ser uma articulação responsável pela sustentação do corpo que é bastante demandada durante a movimentação, o joelho é muito suscetível a lesões durante os exercícios”, alerta o ortopedista.
Leia também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/dor-no-joelho-treinar-ou-nao-treinar/
A 1ª dica é:seja qual for o tipo de atividade física, é importante não esquecer de um ponto fundamental antes de começar o treino: o aquecimento.
“O aquecimento é indispensável para preparar não somente o joelho, mas o corpo todo, de articulações até órgãos como o coração, para o exercício que está por vir. Começar a se exercitar com o músculo e as articulações ainda rígidas pode favorecer a ocorrência de lesões”, diz o dr. Marcos.
Entre os tipos de aquecimento mais comuns, estão:
.Corrida no lugar
.Pequenos saltos para os lados
.Rotação do tronco
.Rotação da cabeça
.Polichinelo
E ele acrescenta:
‘’Vale ressaltar ainda que o alongamento, ao contrário do que muitos pensam, não é sinônimo de aquecimento, embora também deva ser realizado antes da prática de exercícios, logo após o aquecimento. O alongamento ajuda a aumentar a flexibilidade dos músculos e a amplitude da articulação do joelho, o que contribui para diminuir a carga e a pressão sobre os joelhos e, consequentemente, o risco de lesões”.
Outra dica é investir em exercícios de fortalecimento muscular, pois são de grande ajuda para prevenir lesões nos joelhos.
“Como o joelho depende da ação de vários músculos para funcionar: quadríceps femoral (vasto medial, vasto intermédio, vasto lateral e reto femoral), isquiotibiais (semitendíneo, semimembranáceo e bíceps femoral), tensor da fáscia lata e gastrocnêmios (gastrocnêmio medial e gastrocnêmio lateral), o alongamento e fortalecimento desses músculos melhora a função articular do joelho’’, fala o ortopedista.
Entre os mais conhecidos exercícios de fortalecimento muscular, estão:
.Musculação
.Pilates
.Treino funcional
.Yoga
‘’Além disso, esses exercícios também ajudam a manter sua estabilidade durante o movimento, além de reduzir a carga sobre a articulação. Logo, se os músculos da região estiverem fracos, a locomoção fica prejudicada e a articulação torna-se mais propensa ao desgaste e danos. Por isso, os exercícios de fortalecimento muscular são indispensáveis, afinal, quanto mais fortes forem seus músculos, mais protegidas estarão suas articulações”, destaca o Dr. Marcos.
Veja ainda:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/cuidado-com-a-entorse/
A 3ª dica parece óbvia, mas tem gente que esquece: use o tipo de tênis adequado à atividade física que será realizada:
“O calçado deve oferecer estabilidade, possuir um tamanho adequado para seu pé e, claro, ser confortável. Além disso, o tênis escolhido deve estar de acordo com o seu tipo de pisada e a atividade física que será praticada. Quem realiza caminhadas ou corridas, por exemplo, deve optar por tênis específicos que possuam um bom sistema de amortecimento para reduzir o impacto do contato com o solo nas articulações”, aponta o médico.
Outra dica é seguir aquela famosa máxima de que ‘’o corpo fala’’. Fique atento aos sinais do seu corpo, principalmente se sentir alguma dor no joelho durante ou depois do treino.
“Normalmente, dores que ocorrem durante ou após a prática de atividade física e desaparecem espontaneamente não tendem a ser graves. Geralmente, trata-se de dor pós-esforço. No entanto, dores que não regridem espontaneamente são um sinal de alerta. Nesses casos, é fundamental que você não tente continuar a prática e busque um ortopedista o quanto antes para passar por uma avaliação e receber o diagnóstico e o tratamento adequado”, comenta o especialista.
A 5ª e última dica é aquela bem básica: antes de iniciar a prática de qualquer tipo de exercício físico é fundamental buscar orientação de um profissional qualificado, como um médico ou preparador físico, para realizar a atividade da maneira correta.
“A prática de atividade física sem o devido acompanhamento profissional pode acarretar em sobrecarga, repetição excessiva e realização incorreta dos exercícios, que estão entre as principais causas de lesões do joelho. E caso você já sinta dores no joelho, é importante também consultar um ortopedista para passar por uma avaliação e verificar quais tipos de exercícios você está apto a praticar’’, conclui o médico Marcos Cortelazo.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico:
Dr.Marcos Cortelazo/Ortopedista
Curtiu? Então vai curtir também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/pilates-ajuda-a-manter-a-saude-das-articulacoes/
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros