Vida e Saúde

5 dicas para pensar positivo!

Afastar pensamentos negativos e ruins melhora a qualidade de vida

Você é daquelas pessoas que procuram estar sempre com uma visão positiva sobre a vida? Costuma falar para si próprio: “vou parar de pensar nisso para não atrair coisas ruins’’?

Apesar de muita gente confundir ‘’pensar positivamente’’ com espiritualidade ou mesmo superstição, manter a mente com pensamentos positivos é algo muito mais concreto do que se imagina. Estudos médicos, principalmente aqueles feitos com pacientes com câncer, mostram que o pensamento positivo pode ajudar a:

.Diminuir o estresse

.Aumentar a  autoestima

.Gerar bem estar

.Fortalecer o sistema imunológico

.Combater doenças

Quer conhecer 5 dicas importantes para se manter com a mente sadia e pensando positivo? Então não deixe de ler este texto até o final!

 

Pensamento negativo e pensamento ruim

Uma das formas de se manter sempre com foco no pensamento positivo é antes de mais nada, afastar da mente os pensamentos que possam ser considerados negativos ou ruins. Mas será que eles são a mesma coisa?

Quem nos explica é a   psiquiatra Maria Francisca Mauro, com mestrado em Psiquiatria pelo PROPSAM/UFRJ e especialista em transtornos alimentares e obesidade.

“Cada tipo de pensamento possui a sua própria particularidade. Os pensamentos ruins estão ligados às crises de ansiedade e aos fatores externos, ou seja, é quando a pessoa só consegue imaginar os piores cenários diante do desfecho de alguma situação’’.

E prossegue:

‘’ Já os pensamentos negativos estão ligados a fatores internos, ou seja, são direcionados ao próprio indivíduo. Ele sempre irá se julgar como a pior pessoa no mundo, que não merece vivenciar coisas boas, sendo o objeto a quem se destinam esses pensamentos”.

Os chamados pensamentos ruins podem surgir a partir de uma maior pressão na vida pessoal ou por algum problema grave que a pessoa tem de enfrentar.

“Entretanto, quando essa natureza se torna uma rotina, se faz necessário verificar se isso não está te afetando, passando até a ser uma justificativa para a manutenção de um quadro de ansiedade ou depressão”, diz a médica.

Já os pensamentos negativos podem surgir por várias razões, estando muito ligados à fase de vida que o indivíduo está enfrentando.

“Um bom exemplo é o término de um relacionamento, em que a pessoa se culpa constantemente por erros do passado ou até mesmo a perda de um emprego, que ela poderá se sentir incapaz e com medo do futuro”, esclarece a psiquiatra.

Mas o que fazer para impedir que os pensamentos ruins e negativos criem ‘’minhocas nas nossas cabeças’’?

A dra.Maria Francisca dá 5 dicas. Confira.

 

Veja ainda:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/aprenda-a-ter-mais-qualidade-de-vida-com-a-meditacao/

 

Mente e respiração

A primeira dica é: observe sua mente!

‘’Muitas das vezes o que pensamos não representa a realidade. Quem nunca imaginou “eles não gostam de mim” e com o passar do tempo percebeu que esta não era uma verdade absoluta? Vale lembrar que a ideia não é ruminar esses pensamentos, mas entender o que está por trás, ir a fundo para saber o que causa isso.  Quando eles são completamente descolados da realidade pode ser um forte indício de que sua saúde mental não está indo bem’’, diz a médica.

A segunda dica é: respire fundo!

‘’Esta técnica também pode, e deve, ser utilizada quando os pensamentos ruins dominarem a sua mente e, um dos melhores meios para isso é a prática de meditação.

Outra alternativa é a Ioga, já que busca despertar a sensação de bem-estar no indivíduo através da respiração, movimentos físicos e da meditação. O ponto central é você tentar tirar os ruídos externos para conseguir se conectar consigo mesmo’’, fala a dra.

A terceira dica é: esvazie a mente!

‘’Os pensamentos vêm e vão e se você não se agarrar à ideias negativas de si mesmo, eles desaparecem. Muitas vezes seguramos e ruminamos os ideais negativos que temos de nós mesmos, causando mais sofrimento emocional.

Uma ótima alternativa é direcionar a sua energia para outra atividade, mudando, assim, o foco dos seus pensamentos. Às vezes, ele é somente uma perspectiva ruim sobre algo que você não tem controle, com isso, use a sua energia para focar nas coisas ao seu redor’’, sugere a psiquiatra.

 

Leia também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/vida-corrida-e-estressada-clique-aqui-e-veja-5-maneiras-de-ajudar-a-controlar-a-ansiedade/

 

Outra visão e ajuda adequada

A dra.Maria Francisca prossegue com a quarta dica: veja o lado bom das coisas!

‘’A influência do mundo e das pessoas sobre a forma como nos vemos dentro dele podem ocasionar pensamentos negativos sobre nós mesmos.

Isso quer dizer que encarar a vida a partir de uma perspectiva mais saudável te ajudará a tirar isso da mente. Mas, é claro que não dá para mudar de atitude de uma hora para outra, faça isso aos poucos, respeitando o seu processo’’.

E conclui com a quinta dica: não deixe de buscar ajuda profissional, se for o caso!

‘’Às vezes pode ser difícil sair de tudo isso sem a ajuda de um profissional especializado, ainda mais se você estiver com excesso de ideias ruins na mente e isso prejudica a sua saúde física e emocional.

Tais pensamentos podem ocasionar crises de ansiedade e até depressão. O tratamento psiquiátrico não é o fim da linha, mas pode ser o início de alívio para suas tormentas emocionais’’.

Contamos com a colaboração da DATZ Comunicação e da Dra.Maria Francisca Mauro/Psiquiatra

Curtiu? Então vai gostar destas também:

https://marcioatalla.com.br/dicas/dez-passos-para-ser-feliz-atraves-do-yoga/

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/exercicios-em-grupo-promovem-melhora-na-saude-mental-fisica-e-emocional/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/o-fim-da-insonia-com-a-ayurveda/

Share

Recent Posts

Intestino: porta de entrada das varizes

O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes

2 dias ago

A emoção mexe com o prato

As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições

2 dias ago

Como melhorar seu treino!

Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios

1 semana ago

Pais, filhos e desafios

Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes

2 semanas ago

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

2 semanas ago

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros

2 semanas ago