Ideia é dar liberdade da criança comer o que quiser e ter mais autonomia
Será que a papinha dos bebês está com os dias contados? Se depender do método Baby-Lee Weaning, Desmame guiado pelo bebê em português, sim. Também conhecido por BLW, o método, criado pela britânica Gill Rapleu, agente de saúde e autora do livro Desmame Guiado pelo Bebê, Ajudando seu Filho a Amar a Boa Comida. O objetivo é dar liberdade ao bebê para escolher o que desejam comer.
Como? Permitindo que, a partir dos seis meses, ele sente à mesa com a família e escolha o que deseja comer. Os alimentos, claro, devem ser dados em pedaços. Muitas mamães mundo à fora estão aprovando o método, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a partir dos seis meses a introdução alimentar seja feita em forma de papinhas e com alimentos que complementem a nutrição realizada com leite materno, que deve continuar.
No método BLW deve-se oferecer opções de alimentos saudáveis, como por exemplo, cenoura e brócolis cozidos. A criança deve ter liberdade de experimentar, mas jamais ser obrigada a comer. Nem deve ser apressada e nem ir para mesa quando estiver com muita fome ou irritada.
No início o bebê brincará mais com a comida, mas com o tempo começará a optar por alimentos de sua preferência. E terá sua autonomia estimulada desde cedo. Além de maior prazer e interação com os pais na hora das refeições.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros