A dieta dos brasileiros é carente em fibras e isso afeta a circulação e o trânsito intestinal
A adição de fibras à rotina alimentar alimentar, além da ingestão de água e da prática de atividades físicas, ajuda o bom funcionamento do organismo e evita o aparecimento de diversos problemas de saúde. Dentre os benefícios que os grãos integrais trazem ao corpo, por exemplo, estão a melhora da circulação sanguínea e do trânsito intestinal. Todavia, segundo estudos, seu consumo entre os brasileiros está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 10 a 15 gramas diários contra os 25 a 35 estipulados pela entidade.
“Essenciais para o organismo, as fibras fornecem nutrientes e são aliadas na manutenção de uma dieta saudável, inclusive para diabéticos. Além disso, elas estão relacionadas à boa circulação de sangue de uma maneira geral”, explica a angiologista Aline Lamaita, membro do American College of Lifestyle Medicine.
Segundo Aline, uma boa maneira de aumentar o consumo diário de fibras é por meio de grãos e farinhas integrais. “Por serem ricos em fibras, eles favorecem o bom funcionamento intestinal, que é vital para se ter uma boa circulação”.
Um dos sintomas de que é preciso consumir mais fibras são poucas idas ao banheiro, que causam não somente desconforto para quem está sofrendo com esse problema, mas também aumentam a pressão intra-abdominal, dificultando o retorno venoso, piorando o inchaço, dor nas pernas e varizes. “Ou seja, por conta da prisão de ventre e inchaço, a circulação nas veias das pernas pode ficar comprometida”, alerta.
Além disso, a qualidade do trânsito intestinal se reflete na imunidade, diminuindo as chances de quadros infecciosos.
Acrescente ao cardápio esses campões em fibras:
• Mamão;
• Legumes;
• Verduras;
• Grãos integrais;
• Sementes.
“Se não funcionar, os pré e probióticos podem ajudar, desde que bem orientados por médicos ou nutricionistas”, afirma.
? Assista ao vídeo para saber mais sobre a importância das fibras na alimentação
Quando se aumenta a quantidade de fibras presente na dieta, a de líquidos ingerida também deve aumentar. Água, sucos e chás são boas pedidas para melhorar a circulação.
“Quanto menor a ingestão de água, maior a viscosidade do sangue. Além disso, a desidratação também favorece a queda da pressão arterial, ameaçando vários órgãos. O consumo adequado de água garante que o organismo seja irrigado e bem nutrido de sangue”, enfatiza a médica.
Além do consumo de grãos integrais e outros alimentos ricos em fibras, para colher os benefícios de uma alimentação saudável, é necessário diminuir a ingestão de sódio, bebidas alcóolicas, alimentos processados e gordura hidrogenada, orienta Aline.
Ela explica abaixo os principais problemas causados por esses alimentos:
“Além de abusar do saleiro, a maioria dos produtos industrializados já tem o sódio adicionado para melhorar sua conservação. Então, no geral, o brasileiro consome muito mais sal do que deveria”, diz a médica.
O sal:
• Pode causar retenção de líquido, provocando inchaço e aumento da pressão sobre os vasos sanguíneos;
• Deixa o sangue mais denso e pesado, favorecendo a formação de coágulos.
“Também devemos tomar cuidado com doces light e refrigerantes, pois geralmente contém muito sódio. Quando se fala em sódio, as pessoas automaticamente pensam em salgados, mas, em boa parte da população, o consumo excessivo está nos doces e produtos industrializados”, afirma a médica.
O álcool favorece a desidratação e causa retenção de líquidos, aumentando a pressão sobre veias e artérias. Quando seu consumo é associado ao hábito de fumar, os riscos aumentam ainda mais, pois a nicotina tem efeito constritor, explica Aline.
Biscoitos, macarrão instantâneo, refrigerantes, sucos em pó, salgadinhos etc. Eles costumam ser mais palatáveis, mas costumam ser péssimos para a saúde.
“Ricos em sal, açúcar e gorduras, eles favorecem o ganho de peso e também a inflamação, o que pode colaborar para o aparecimento de doenças circulatórias”, afirma a médica.
Fast-foods, sorvetes industrializados e bolos são três exemplos de alimentos que podem contar com esse tipo de gordura, que retarda a circulação e pode agravar a inflamação dos vasos sanguíneos.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros