Não é fácil, mas é possível emagrecer e manter a saúde em dia após os 40. Veja algumas dicas para viver essa fase com qualidade de vida
Depois o aniversário de 40 anos… ah meu Deus… muitos se perguntam por que não conseguem emagrecer com a mesma rapidez de antes, por que é tão difícil manter uma dieta com restrições calóricas, por que o quadril aumentou e a barriga está diferente, mais inchada. As indagações não cessam. A boa notícia é que, apesar das intensas transformações físicas que ocorrem a partir desta idade, existem maneiras de driblar os incômodos que as acompanham.
Realmente tudo fica mais devagar depois dos “enta”. O metabolismo muda. Para as mulheres, toda essa alteração tem uma relação com a menopausa que logo chegará.
Do ponto de vista físico, tudo começa a mudar: a visão, a agitação noturna cresce, o intestino não funciona tão bem, além do turbilhão de emoções que acompanham a fase, pois, se por um lado o corpo começa a “enguiçar”, por outro, a cabeça está a mil, estamos mais autoconfiantes, mais certos do que se quer na vida e do que não se quer mais.
Para ajudar a enfrentar esse momento, o ideal é ficar atento à alimentação, à atividade física, às emoções e talvez o mais importante: o sono. A qualidade de uma noite bem dormida faz toda a diferença para o sucesso de uma rotina produtiva e de qualidade. Por isso, evite os excessos de comida e de bebidas, doces e o sedentarismo.
? Marcio Atalla dá dicas para emagrecer com saúde após os 50
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros