Ameixa, abacaxi e mamão ajudam a tratar o problema
Quem nunca sofreu na vida um episódio de prisão de ventre? Mesmo aqueles que sofrem o desconforto de forma constante podem se beneficiar com o consumo de frutas laxantes.
Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), 20% da população ocidental apresenta o problema, principalmente as mulheres. Vários alimentos podem ajudar a amenizar o problema, que afeta também a parte emocional, provoca cansaço e falta de concentração.
Você já deve ter ouvido falar que quem sofre de prisão de ventre precisa consumir fibras. As fibras insolúveis são em parte fermentadas no intestino grosso ajudando a diminuir o tempo de trânsito do bolo alimentar no intestino, aumentando a massa fecal.
A prisão de ventre se caracteriza por evacuar menos de três vezes por semana, com dificuldade para fazê-las e fezes duras. Também é comum sentir dor ao tentar evacuar.
As frutas laxativas ajudam a combater o desconforto e liberam o trânsito intestinal. Quem sofre de prisão de ventre deve consumir três frutas diariamente, desde que duas delas sejam laxativas.
• A ameixa, contem sorbital, substância com efeito de absorver mais água do organismo, o que, junto com as fibras, acelera o trânsito intestinal. Pode-se consumir duas frescas ou quatro secas ao dia;
• O mamão também é outro laxante natural conhecido. Ele possui papaína, substância que ajuda a digestão de proteínas, diminuindo o tempo de exposição do bolo fecal;
• Já o kiwi estimula os receptores do cólon;
• O abacaxi também contribui para a digestão;
• Figo também ajuda a digerir proteínas;
• A amora regula o intestino e ajuda no combate a inflamações intestinais;
• Por fim o abacate, cujas gorduras monoinsaturadas auxiliam na lubrificação das fezes.
? Marcio Atalla fala sobre a importância dos probióticos para a saúde intestinal
Crédito fotos: Canva.com
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros