Apesar de ser um nutriente tão básico, a reputação da vitamina D mudou drasticamente nos últimos anos, já que surgiram cada vez mais evidências científicas confirmando o seu papel na manutenção da saúde e bem-estar. Por isso que a vitamina D é agora a queridinha dos atletas!
Tradicionalmente a vitamina D é associada à saúde óssea e à melhora da densidade mineral óssea, por meio da absorção e deposição de cálcio.
Entretanto, pesquisas mais recentes comprovaram que a vitamina D desempenha um papel importante no aumento da força muscular. Além disso, outros estudos sugerem que a deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de lesões. E é por isso que os treinadores e os médicos das equipes de elite passaram a rastrear a saúde dos seus atletas com relação à adequação dos níveis de vitamina D.
Os primeiros a fazerem isso foram as equipes de futebol americano. Afinal, quando milhões de dólares estão em jogo, todo cuidado é pouco para assegurar que os jogadores adquiram força muscular e sigam com seu desempenho máximo.
Rapidamente, diferentes times dos Estados Unidos adotaram a estratégia e começaram a monitorar os níveis e a ingestão de vitamina D dos jogadores, além de outros aspectos de uma alimentação saudável e da qualidade do sono. Um dos trabalhos mais importantes que levaram as equipes a adotarem essa conduta foi um estudo publicado no “American Journal of Sports Medicine” (e divulgado no “Wall Street Journal”), que concluiu que os níveis do nutriente foram significantemente inferiores nos jogadores que sofreram pelo menos uma fratura óssea.
Apesar de muitas atividades esportivas serem realizadas ao sol, é importante ressaltar que o uso de bloqueador solar impede que a vitamina D seja sintetizada na pele pela ação da luz ultravioleta.
Outra questão importante é que a vitamina D só é encontrada em pequenas quantidades em uma gama limitada de alimentos, como peixes, ovos e leite. Converse com o seu nutricionista ou médico, caso tenha dúvida sobre seus níveis de vitamina D. O monitoramento desse nutriente é fundamental para que busca um desempenho esportivo ótimo.
Referências: [1] Joseph C. Maroon, Christina M. Mathyssek, Jeffrey W. Bost, et al. Vitamin D Profile in National Football League Players. Am J Sports Med May 2015 vol. 43 no. 5 1241-1245. [2] Rachel Bachman. Elite Athletes Try a New Training Tactic: More Vitamin D. The Wall Street Journal Jan. 25, 2016 . [3] •Shindle MK, Voos JE, Gulotta L, et al. Vitamin D status in a professional American football team. Paper #46. Presented at the 2011 Annual Meeting of the American Orthopaedic Society for Sports Medicine. July 7-10. San Diego.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros