Categories: Atividade Física

Treino pliométrico melhora desempenho em corredores

Treinamento tem efeito benéfico pois economiza energia de corredores

Estudo realizado na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP demonstra que o treinamento pliométrico — com diferentes tipos de saltos — não altera a estratégia de prova utilizada, mas melhora o desempenho de corredores em provas de 10 quilômetros (km).

O trabalho, intitulado Efeito da economia de corrida sobre a estratégia de prova utilizada durante uma corrida de 10 km, foi realizado por Everton Crivoi do Carmo, entre os anos de 2010 a 2014.

Participaram do estudo 34 corredores do sexo masculino, todos com experiência na prova de 10 km e com capacidade de completá-la em menos de 45 minutos. Os voluntários foram divididos em dois grupos. Durante oito semanas, metade serviu de grupo controle, mantendo sua rotina de treinamento, enquanto a outra metade adicionou à sua rotina o treinamento pliométrico duas vezes por semana no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).

Oito tipos de saltos foram aplicados nos corredores do último grupo: agachamento com salto, salto com afundo, saltos em progressão, saltos em progressão pernas alternadas, saltos em progressão com uma perna, saltos em profundidade, saltos sobre obstáculo e saltos sobre obstáculo com uma perna. Além disso, antes de cada sessão foi realizado aquecimento geral e específico para este tipo de treino.

Share

Recent Posts

A vida começa aos 40!

Mudanças de hábitos podem transformar a saúde a partir dos 40 anos de idade

2 semanas ago

Comer bem, dormir bem!

Estudo mostra que uma boa alimentação ajuda na qualidade do sono

2 semanas ago

Café é bom para o cérebro!

Estudo mostra que a bebida ajuda a diminuir o risco de demência

3 semanas ago

Parkinson não é HPN!

Aprenda a não confundir essas duas doenças de sintomas parecidos

3 semanas ago

Os mitos da artrose

Saiba quais são as principais dúvidas sobre a artrose

4 semanas ago

Chocolate: o sabor da saúde!

O chocolate amargo ajuda a combater a pressão alta e a trombose

4 semanas ago