Estudo mostra que pessoas com artrose devem praticar atividade física
A osteoartrite do joelho, conhecida popularmente como artrose é uma doença muito comum e que causa:
.Rigidez nas articulações
.Dores
E grande parte das pessoas com artrose sofrem ainda com outro problema: o medo de praticar algum tipo de exercício físico.
Mas um estudo recente mostra que na verdade a atividade física pode ajudar a aliviar os sintomas desta condição tão incômoda.
Para saber como, siga lendo esta matéria!
A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma doença crônica que afeta as articulações, causando o desgaste progressivo da cartilagem que reveste os ossos. Essa condição resulta em:
.Dor
.Inflamação
.Inchaço
.Rigidez (nos joelhos, quadris, mãos e coluna)
.Perda da mobilidade
Em casos mais avançados a articulação pode até mesmo se deformar e o paciente passa a sentir dificuldade em realizar tarefas diárias.
As causas da artrose são diversas. O envelhecimento é o fator de risco mais comum, já que com o tempo a cartilagem se desgasta naturalmente. Outros fatores incluem:
.Predisposição genética
.Lesões anteriores
.Obesidade
.Sobrecarga nas articulações por esforço repetitivo ou esportes de impacto
.Doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide
Embora não tenha cura, existem tratamentos que conseguem aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Veja também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/7-mitos-e-verdades-sobre-a-artrose/
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Sul da Austrália ((https://journals.lww.com/pain/abstract/2024/09000/people_with_painful_knee_osteoarthritis_hold.16.aspx)) revelou que 69% das pessoas entrevistadas acreditavam que o exercício físico era perigoso para quem sofre com dor no joelho. O estudo revelou ainda que esta crença não tinha nenhuma razão objetiva, sendo algo inconsciente, ou seja, um mito.
“Embora se saiba que a atividade física alivia os sintomas, apenas uma em cada 10 pessoas pratica exercícios regularmente. Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que a atividade física pode ser perigosa para a condição, apesar dos conselhos médicos lhes dizerem o contrário”, esclarece o ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva, pós-graduado em Ortopedia e Traumatologia pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Latino-Americana de Artroscopia, Joelho e Esporte (SLARD) e da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte (ISAKOS).
O estudo procurou entender porque as pessoas com artrose sofrem deste medo inconsciente de realizar algum tipo de atividade física, achando que vão piorar a condição das dores.
Para isso foi criado um chamado ‘’teste de associação implícita online’’, que foi utilizado na pesquisa, apresentando aos entrevistados uma série de imagens e palavras que deveriam ser associadas nas categorias ‘’segura’’ ou ‘’perigosa’’.
“Ter acesso a informações mais precisas e esclarecedoras ajudará os profissionais de saúde a apoiar melhor seus pacientes no envolvimento com atividades e exercícios. Também pode abrir oportunidades para educação em ciências da dor, terapia baseada em exposição ou terapia cognitivo-funcional, coisas que normalmente não seriam consideradas para alguém que disse que não tinha medo de se exercitar”, explica o médico.
Leia ainda:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/corra-sem-dor/
O estudo, portanto, vai na contramão do pensamento comum de muita gente, que tem a crença que ‘’quem tem dor no joelho não deve se exercitar’’.
“A pesquisa mostra que a atividade física é boa para pessoas com artrose de joelho, mas a maioria das pessoas com essa condição não se move o suficiente para apoiar a saúde geral ou articular”, afirma o dr.Marcos.
É importante ressaltar ainda que a prática rotineira de atividade física, não agrava, mas sim ajuda a amenizar os sintomas da artrose.
“Desde que feita com acompanhamento, sem sobrecarga excessiva, priorizando a técnica, a atividade física ameniza os sintomas da artrose a longo prazo, por estimular os músculos da coxa que ajudam a proteger a articulação do joelho’’, diz o especialista.
E o dr. Marcos Cortelazo finaliza com um recado importante:
‘’ Apesar de fazer bem, a atividade física também pode desgastar as articulações dos joelhos, uma das mais complexas do corpo. Alongamento da forma correta, fortalecimento muscular e escolher o calçado ideal para a prática esportiva são 3 cuidados que devemos ter e que fazem muita diferença”.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico:Dr. Marcos Cortelazo/Ortopedista
Gostou?Então você vai gostar destas também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/dor-no-joelho-treinar-ou-nao-treinar/
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/cuide-dos-joelhos-correndo/
A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento
Aprenda a lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Hormônios, estresse e até dietas podem causar perda de cabelo
Saiba o que é a calistenia e como ela ajuda a fortalecer os músculos