Pilates é uma atividade física boa para homens e mulheres de todas as gerações
Quer conquistar maior elasticidade do corpo, resistência muscular e vigor físico?
Existe uma modalidade de exercícios que fornece tudo isso e já caiu no gosto dos brasileiros: o pilates.
Muita gente aqui no país já descobriu que pode ser uma boa para o corpo, viver a experiência de utilizar aqueles aparelhos com molas ou tiras de couro para garantir mais saúde e qualidade de vida.
Veja também:
O que fazer para tentar enrijecer a barriga flácida?
Perder peso ou perder medida, o que realmente conta?
O princípio desta modalidade é trabalhar uma quantidade específica de músculos, com menos repetições, mas com uma intensidade maior. Isso ajuda a enrijecer a musculatura e aumentar a força e a potência.
O pilates pode ser praticado por gente de todas as idades, independentemente do condicionamento físico. Esta atividade é benéfica no tratamento de problemas como: lesões nas articulações, dores nas costas, hérnia de disco, lombalgias e estiramentos.
O método Pilates foi criado na Alemanha em 1920, pelo fisioterapeuta e esportista Joseph Humbertus Pilates. Praticante de ginástica, boxe, mergulho e esqui, Pilates também se dedicou a estudos profundos de anatomia, fisiologia, yoga e medicina chinesa.
O Pilates consiste em mais de 500 exercícios realizados pelos praticantes em 9 aparelhos, combinando força e alongamento, visando melhorar a flexibilidade, a resistência física, a coordenação motora, a consciência corporal e o equilíbrio.
O método não exige a utilização de pesos, sendo recomendado não só para os que buscam aprimorar o condicionamento físico e o bem-estar, mas também para a pacientes de todas as idades, que estejam em tratamento de reabilitação através da fisioterapia.
Muitos dos movimentos do Pilates tem como base os princípios da Yoga, exigindo respiração profunda e concentração por parte de quem pratica. Isso contribui, não só para a capacitação física, mas também ajuda a equilibrar o fluxo energético do organismo, trazendo harmonia entre o corpo e a mente.
Calcule sua frequência cardíaca , antes e após exercício!!
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/frequencia-cardiaca/
Uma variação do Pilates anda tonificando os músculos de muitos praticantes. Trata- se do Mat Pilates, onde os movimentos são realizados no chão; e, ao invés dos aparelhos, usa-se o peso do próprio corpo e a força da gravidade.
No Pilates no solo o treinamento obedece o mesmo principio do Pilates tradicional, valendo-se de acessórios como bolas, faixas e pesos, sendo os músculos trabalhados e alongados ao mesmo tempo.
Uma das vantagens é que o praticante encontra na atividade o seu eixo, seu ponto de equilibrio, prejudicado com as atividades rotineiras, que levam a sobrecarga e entorce dos músculos e desvios na coluna. Os resultados são as dores lombares, no joelho e nos pés.
O Mat Pilates alivia de forma bem rápida essas dores, e ainda melhora a respiração, o sono e promove alívio do estresse, além de melhorar o equilíbrio e a concentração.
Outros benefícios, como definição muscular e do abdômen começam a aparecer já nos primeiros meses da prática.
Não existe contra indicação para o Mat Pilates. Hipertensos, obesos, gestantes, sedentários ou idosos podem se beneficiar com os exercícios.
A Revista Pilates considera a variação mais difícil que o Pilates tradicional, realizado em equipamentos, e por isso mesmo uma evolução da modalidade.
Existe uma maneira saudável e prazerosa de combater os sintomas da tensão pré mestrual. É o Pilates. Segundo a Revista Pilates, a modalidade ajuda a aliviar cólicas comuns neste período, como também o inchaço, o cansaço e a ansiedade.
O Centro de Ensino Unificado de Teresina (PI) realizou um estudo que levou a essa descoberta. Dez alunas de Fisioterapia, na faixa etária de 18 a 30 anos, colaboraram com o estudo, realizando exercícios abdominais e no solo, o que diminuíram as cólicas.
A melhora se deu devido ao fato do Pilates promover uma melhora no funcionamento dos órgãos situados na região pélvica.
Como o método também relaxa o corpo e alinha a postura, promove alívio em outros sintomas comuns nesse período, como enxaqueca, por exemplo.
Uma recomendação do estudo é que nesse período os exercícios sejam mais brandos e a respiração ainda mais controlada do que é no desenvolvimento da atividade. O Pilates também previne lesões, melhora o equilíbrio e a concentração, alivia dores nos músculos e promove a integração entre o corpo, a mente e o espírito. Tudo isso fortalece a autoestima e o emocional que sofrem abalos nesse período.
Cada vez mais o Pilates conquista adeptos. Aumento da flexibilidade e da força, músculos tonificados e melhora da postura estão entre as razões do sucesso da atividade. O exercício também é indicado para combater dores como as de coluna.
O Pilates também pode ajudar em programas de emagrecimento, desde que combinados com exercícios aeróbicos, que promovem a queima de gordura. E dieta, é claro!
Nos 60 minutos de duração da aula pode-se perder de 200 a 400 calorias. Outros benefícios gerados pelo Pilates são: correção postural, alongamento,
definição do abdômen. A atividade também gera alívio do estresse.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros