Existem técnicas para não se tornar um sedentário nesta época do ano
Com o frio que anda fazendo, manter a rotina de exercícios não é fácil. Mas existem estratégias para driblar a preguiça de praticar atividade física no inverno e seguir firme com os treinos.
Para começar, nada de se levantar da cama e ir direto para o chuveiro para despertar. Deixe a ducha para depois do treino, pois a água quente relaxa os músculos e dá ainda mais preguiça de se exercitar.
Aliás, dormir bem na noite anterior, de preferência 8 horas de sono, dará muito mais disposição não só para a malhação, como para as atividades do dia.
Se não conseguir manter o mesmo ritmo de atividades que realiza no verão, mantenha pelo menos metade delas. Se malhava sozinho, pode procurar se exercitar em grupo. O tempo costuma passar mais rápido e sempre haverá alguém para te incentivar se você desanimar. E também animá-lo para que não desista de frequentar as aulas.
Atividades aeróbicas são as mais indicadas para o inverno. Elas podem ser feitas no ambiente da academia, em aulas de musculação, crossfit e até natação. Desde que a piscina tenha sistema de aquecimento, é claro!
Procure não agasalhar muito o corpo. Mesmo com o clima frio, a recomendação é usar peças leves, já que abafar o corpo nos leva a eliminar sais minerais em excesso, o que não é bom para a saúde. Igualmente importante é não se esquecer da hidratação antes, durante e depois do treino. Aproveite para consumir chás e abusar das sopas.
Por último, o clima frio favorece as lesões, caso não realizemos o aquecimento adequado. A baixa temperatura leva o organismo a enviar menos sangue para as extremidades com o objetivo de poupar energia. O aquecimento ajuda a regularizar o fluxo sanguíneo e é a maneira mais eficiente de evitar as lesões.
? Assista ao vídeo para saber mais
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros