Exercícios de força não transformam gordura em massa magra
Algumas pessoas percebem os efeitos da musculação mais rapidamente quando começam a treinar, principalmente quem tem uma constituição corporal maior – como se a gordura se convertesse em músculo. Já para outras, mais magras, parece que o exercício demora mais tempo dar algum resultado, para elas ficarem mais definidas. Por que isso acontece?
“Um dos grandes mitos da musculação é que a gordura é ‘trocada’ por músculos. Na verdade, o que acontece são dois processos completamente diferentes: a perda de gordura e o ganho de massa magra”, diz Marcio Atalla.
A musculação e os exercícios de força em geral são indicados para quem quer adquirir massa magra e obter um corpo mais forte e torneado. Mas, sozinhos, eles não são responsáveis pela queima de gordura corporal, para esse intuito as atividades mais indicadas são as aeróbicas, como caminhada, corrida e natação, dentre outras.
“Precisamos analisar duas coisas. Uma pessoa com quilos a mais não é formada somente de gordura, nesse conjunto também há músculos, responsáveis por sustentar o peso extra. Se ela faz musculação, a massa adquirida, sobreposta à camada de tecido adiposo, dá a impressão de resultados mais rápidos. A pessoa magra, por sua vez, pode precisar de mais tempo para obter essa definição do corpo”, explica o educador físico.
Portanto, para emagrecer e ganhar massa magra, o ideal é a combinação desses dois tipos de treino, aeróbico e de força.
• As atividades aeróbicas utilizam o oxigênio como fonte de energia e promovem a queima de gordura. Quando praticadas em intensidade moderada, elas podem ter maior duração;
• Os treinos de força são chamado anaeróbicos e têm como base o movimento resistido, por isso, costumam ser mais curtos e intensos.
Mesclando os dois, os ganhos para a saúde serão mais completos.
? Atalla esclarece se musculação fora da academia dá resultados
Veja também
Perdeu peso e a flacidez apareceu? Saiba o que fazer
Quero ganhar peso, mas não tenho apetite: o que fazer?
300 minutos: OMS dobra a recomendação de exercícios semanais
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros