Quanto menos complicadas, mais possíveis de praticar e inserir na rotina
Foto: Piti Tangchawalit/ Shutterstock
Dar o primeiro passo e sair do sedentarismo não é fácil, sabemos. Mas as chances dessa empreitada dar certo serão maiores se a atividades físicas escolhidas forem simples e inseridas aos poucos na rotina, sem mudanças radicais. Assim, você afasta o risco de lesões e condiciona seu corpo aos poucos para novos desafios, obtendo resultados duradouros.
“Qualquer atividade física que a pessoa fizer realizará um gasto calórico e irá ajudar de alguma forma no processo de emagrecimento. Mas é preciso ter regularidade”, afirma Marcio Atalla.
Foto: Piti Tangchawalit/ Shutterstock
A decisão de inserir movimento à sua vida, independente da motivação (saúde, estética, melhora na qualidade de vida etc.), é sempre uma boa pedida. Isso porque a atividade física traz comprovadamente inúmeros benefícios para a saúde física, mental, cognitiva e social.
Porém, se o sofá é seu melhor amigo e a única maratona da qual você participa é a de séries nos serviços de streaming, querer tirar todo o atraso de uma vez pode não ser uma boa estratégia.
Por fim, isso pode até sabotar sua meta, seja por causa de lesões ou pela dificuldade de manutenção que as mudanças radicais acarretam.
“Meu conselho é que a pessoa escolha uma atividade física que ela possa realizar na maior parte dos dias. A regularidade é a melhor maneira de obter resultados. Normalmente, as atividades mais simples são as mais indicadas para sair do sedentarismo”, aconselha Atalla.
? Como evoluir da caminhada para corrida?
Ainda assim, caso opte por atividades mais complexas para abandonar o sedentarismo, como o CrossFit, por exemplo, faça-as com cuidado e respeite os limites do seu corpo.
? Assista ao vídeo e veja mais dicas do Atalla para ter uma vida mais ativa
Aprenda a programar o treino em casa na quarentena
Saiba o que é preciso para evitar problemas durante a gravidez
Sentir tonturas pode ser um dos sintomas da chegada da menopausa
Conheça alguns procedimentos para sair da inércia e movimentar o corpo
Este problema é muito comum entre gestantes e mulheres na menopausa
Descubra como não deixar para depois tudo o que se tem de fazer
Aprenda como cuidar da alimentação e do corpo para brincar o carnaval