Correr com o tronco inclinado pra frente pode causar lesões!
No universo de quem pratica corrida como atividade física, cada detalhe conta, desde a escolha do calçado até a respiração adequada.
Mas há uma questão que nem todos os corredores levam em conta: a inclinação mal feita do tronco durante a corrida pode provocar:
.Lesões nos joelhos
.Dor na canela(canelite)
.Dor nas costas
Por isso, os especialistas em medicina esportiva alertam para a importância de manter uma postura equilibrada para prevenir lesões e garantir um desempenho consistente.
Quer saber mais sobre como manter a postura correta na corrida e evitar lesões? Então não deixe de ler o texto desta reportagem a seguir.
Correr é uma atividade que exige muito do corpo, especialmente dos membros inferiores, seja você um maratonista de competição ou alguém que corre apenas por lazer e para a manutenção da saúde.
Muitos corredores na busca por aumentar a velocidade, costumam cair na armadilha de inclinar o tronco para a frente, de forma excessiva, para ‘’cortar o vento’’.
Essa prática, embora possa parecer vantajosa a princípio, pode resultar em sérias lesões ao longo do tempo, principalmente nos joelhos.
“A flexão do tronco, o ângulo em que um corredor se inclina para a frente a partir do quadril, pode variar muito. Mas uma maior flexão do tronco, com o objetivo de ‘cortar o vento’, melhorando a performance, pode ter impacto significativo no comprimento da passada, nos movimentos articulares e nas forças de reação do solo’’, explica o ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva, integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte (ISAKOS).
E prossegue o médico:
‘’Dessa forma, isso contribui para o aparecimento de dores, principalmente no joelho, mas também podem afetar as canelas, a chamada síndrome do estresse tibial medial e as costas”.
A postura durante a corrida, portanto, também está longe de ser uma questão estética. É uma peça-chave na manutenção da saúde das articulações e no aprimoramento do desempenho atlético. Corredores que valorizam a integridade de seus joelhos devem estar atentos à inclinação do tronco, encontrando o equilíbrio ideal entre velocidade e segurança.
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/5-dicas-para-proteger-os-joelhos/
Quase 70% da massa corporal total estão divididos entre a cabeça, os braços e o tronco. Por isso, praticar corrida com uma inclinação excessiva para a frente, altera a flexão do tronco levando a uma sobrecarga nas articulações do joelho, o que pode gerar:
.Desgaste da cartilagem
.Inflamações
.Lesões nos ligamentos
É importante que os amantes da corrida tenham consciência sobre a importância da postura correta ao praticar este tipo de atividade física, evitando assim problemas nos joelhos.
‘’Durante a corrida, tronco e pescoço devem estar eretos e alongados, ligeiramente projetados à frente. Manter o abdômen contraído também ajuda na estabilidade. Os joelhos devem estar ligeiramente flexionados e alinhados com o meio do pé, de modo que, quando o pé aterrissar, fique bem na linha do joelho”, esclarece o ortopedista Marcos Cortelazo.
Além de prevenir lesões nos joelhos, uma postura equilibrada beneficia o desempenho do atleta. Ao manter o tronco na posição mais adequada, a eficiência biomecânica é potencializada, resultando numa corrida mais eficaz e menos cansativa.
Leia ainda:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/melhore-sua-performance-na-corrida/
Preparadores físicos, de uma forma geral e técnicos de esportistas de corrida, de forma mais específica, estão criando programas de treinamentos personalizados para ajudar os corredores a melhorar a postura.
Esses exercícios visam fortalecer os músculos do corpo e aprimorar a consciência corporal dos corredores, sejam atletas profissionais ou amadores e de todas as idades.
‘’Para proteger as articulações é necessário entender que a corrida não se trata apenas do que está acontecendo do tronco para baixo. É uma experiência de corpo inteiro. Também é interessante pontuar que os exercícios de força, como a musculação, são fundamentais para as articulações do joelho, principalmente no caso de corredores”, conclui o dr. Marcos Cortelazo.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico: Dr. Marcos Cortelazo/Ortopedista
Curtiu? Então curta essas também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/dor-no-joelho-treinar-ou-nao-treinar/
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/proteja-seus-pes/
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/projeto-verao-sem-riscos/
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros