Vida e Saúde

Sol e varizes combinam?

Saiba como o calor e o bronzeamento podem afetar as varizes

Nos meses de temperatura mais quentes no Brasil as saias, vestidos longos e as calças compridas geralmente dão lugar na indumentária feminina para os vestidos curtos, minissaias, bermudas, shorts, maiôs e biquinis. 

É uma época portanto de circular com menos roupas pelas ruas, praças, parques, praias, piscinas e cachoeiras das cidades brasileiras.

Assim as pernas estão quase sempre expostas, principalmente ao sol. Mas quem tem problemas na circulação dos vasos e sofre com as varizes teria algum risco aumentado com essa exposição aos raios solares nos dias de calor?

Para responder a esta dúvida preparamos a reportagem a seguir. Não deixe de ler! 

 

Exposição ao sol

Mas afinal, expor as pernas ao sol pode realmente piorar um quadro de varizes?
“A exposição solar não piora as varizes’’, nos esclarece a cirurgiã vascular Aline Lamaita, especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira (AMB) e integrante do American College of Phlebology, do American College of Lifestyle Medicine e da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Mas a médica faz um alerta muito importante:

‘’O bronzeamento conferido pela radiação pode disfarçar o contraste da tonalidade da pele com o das veias doentes. A variação de cor presente principalmente em pacientes de pele mais clara, que apresentam uma veia mais azulada, geralmente cria um contraste chamativo. E isso, no geral, é maléfico, pois acaba atrasando a procura pelo tratamento dessas veias”.

E prossegue a dra. Aline Lamaita:

 “É o mesmo princípio pelo qual, em pacientes de pele negra, as varizes demoram mais para chamar atenção, pois o contraste com a cor da pele é menor”.

Ela lembra ainda sobre a  importância da exposição solar ser sempre acompanhada com o uso do filtro solar adequado a cada tom de pele, para proteger o corpo.

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/3-dicas-contra-as-varizes/

 

Bronzeamento e tratamento das varizes

Varizes não tratadas adequadamente podem evoluir para complicações como:

.Inchaço

.Dor

.Manchas

.Inflamações

.Feridas (úlceras varicosas)

,Desconforto estético

Por isso, não funciona aquela tentativa de querer se bronzear com o objetivo de ‘’esconder’’ as varizes.

“Para alcançar pernas bonitas e, acima de tudo, saudáveis, assim prevenindo complicações, o mais importante é buscar auxílio de um cirurgião vascular para receber o diagnóstico e tratamento adequado”, afirma a especialista.

E o bronzeamento da pele pode acabar contribuindo para prejudicar o tratamento das varizes.

“Os tratamentos vasculares evoluíram significativamente no quesito recuperação e repouso. Hoje, a grande maioria dos procedimentos, até mesmo cirúrgicos, são minimamente invasivos e não necessitam de repouso ou internação. Mas praticamente todos necessitam de algum tempo sem exposição solar para evitar manchas associadas”, diz a dra. Aline.

E acrescenta ainda a médica:

“Enquanto alguns tratamentos exigem evitar a exposição solar após a realização, outros, como os laser transdérmicos, não podem ser realizados em peles bronzeadas pelo risco de queimadura, ou seja, o bronzeado e a exposição solar definitivamente não combinam com o período de tratamentos vasculares’’.

Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/tatuagens-nas-pernas-podem-dificultar-o-tratamento-e-piorar-o-quadro-de-varizes/

 

Varizes e calor

Mas mesmo que a exposição ao sol não seja uma causa direta de piora da condição das varizes, é importante tomar algumas precauções com o excesso de calor agindo sobre essas veias.

 “No calor, todo sistema circulatório, tanto arterial como venoso, sofre com um processo de vasodilatação, no qual os vasos sanguíneos se alargam. Isso faz com que o sangue circule mais lentamente no sistema venoso, com consequente retenção de líquido. E o inchaço persistente pode favorecer o surgimento e piora de quadros de varizes”, aponta a cirurgiã vascular.

 “É importante seguir corretamente os cuidados recomendados pelo cirurgião vascular, como por exemplo, utilizar meias elásticas e medicamentos que melhoram o retorno do sangue. Além disso, vale a pena tomar um banho gelado, colocar as pernas para cima e fazer compressas geladas com chá de camomila. Existem ainda alguns cremes que conferem sensação de frescor nas pernas. A prática de atividade física também ajuda muito nestes casos, pois melhora o bombeamento do sangue”, conclui a médica.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e da médica:

Dra. Aline Lamaita/ Cirurgiã Vascular

 

Gostou? Então você vai gostar também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/treino-antivarizes/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/varizes-nas-peles-negras-como-tratar/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/varizes-em-homens-mais-graves-do-que-em-mulheres/

Share

Recent Posts

Bursite não é artrose!

Aprenda a identificar quando a dor no joelho é bursite

3 horas ago

Estresse faz mal ao intestino

Estudo mostra que o estresse crônico prejudica a saúde gastrointestinal

3 horas ago

Ovos: qual o limite por dia?

Saiba quantos ovos comer por dia e também os nutrientes deste alimento

7 dias ago

Tontura nem sempre é labirintite

A doença é rara e a tontura pode ter várias outras causas

2 semanas ago

Saúde vascular e exercícios

Problemas de circulação não impedem a prática de atividade física

2 semanas ago

Fitas antidor

A fita cinesiológica pode aliviar dores no joelho

3 semanas ago