Manter a saúde da cartilagem é um desafio da medicina. A prática de pilates pode ajudar a frear e combater os problemas que surgem ao longo do tempo
A cartilagem vai sofrendo um desgaste natural com o passar dos anos, processo que pode ser acelerado por lesões ou infecções. Algumas atividades físicas, como o pilates, ajudam a manter a saúde das articulações e são aliadas no combate aos problemas que surgem com a deterioração desse tecido.
“Manter a integridade da cartilagem, seja do quadril ou do joelho, é um grande desafio da medicina. Ao longo do tempo, quando há algum tipo de lesão ou por conta de infecções bacterianas, esse tecido vai sofrendo desgastes. Ainda não há um tratamento eficiente e comprovado cientificamente para renovar a cartilagem”, diz Marcio Atalla.
Foto: fizkes/ Shutterstock
Quem sofre com o desgaste nas articulações não deve evitar a prática de exercícios físicos, pelo contrário. Feitos sob orientação profissional, médica e de um especialista em educação física, eles auxiliam no tratamento do paciente.
“Além do tratamento médico, uma atividade que se mostra benéfica para frear esse desgaste é o pilates. Já no caso da musculação, o excesso de peso pode prejudicar ou acelerar a deterioração das articulações, então, é preciso cuidado”, aconselha Atalla.
O educador físico explica que atividades que fortalecem o abdômen e o core, como o pilates e o RPG, são excelentes ferramentas para se movimentar de maneira eficiente e adquirir consciência corporal.
? Saiba mais sobre o pilates no vídeo
“O ácido hialurônico é uma substância injetada nas articulações para lubrificá-las. Com isso, a velocidade do desgaste diminui. Mas ele deve ser aliado ao exercício e demais orientações médicas, o tratamento das articulações deve ser multifatorial”, afirma Atalla.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros