O câncer de próstata é um dos tipos de tumores mais comuns a atacar os homens em todos os países. No Brasil, só em 2021, 16.055 homens morreram por causa desta doença.
Por isso, todo ano a campanha Novembro Azul faz um alerta de prevenção e da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. E o que pouca gente sabe, é que este câncer pode ser assintomático.
Para saber como enfrentar e se prevenir do câncer de próstata, siga lendo esta matéria!
A próstata é uma glândula que se encontra logo abaixo da bexiga em frente ao reto e tem como função produzir os fluidos e nutrientes que formam e protegem os espermatozoides e, por isso, muito perto dela se encontram outras glândulas chamadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido que constitui o sêmen.
Por dentro da próstata passa a uretra, canal por onde circulam o esperma e a urina, embora nunca se misturem.
O câncer de próstata é o tumor mais comum entre os homens com mais de 50 anos de idade. Segundo estudos médicos feitos nos EUA, 1 entre cada 8 homens irão desenvolver a doença ao logo da vida. No Brasil, ele é responsável por 10% das mortes de pacientes masculinos que desenvolvem algum tipo de tumor, ficando atrás apenas do câncer de pulmão, o campeão em óbitos entre homens no país.
Leia também:
Um alerta que deve ser feito, é que os sintomas deste tipo de câncer geralmente só aparecem quando a doença já está em estágio avançado. Por isso, mesmo que o homem não esteja sentindo nada, é importante fazer ao menos uma vez por ano os exames médicos recomendados, principalmente o chamado exame físico do toque retal, um exame que ainda desperta preconceito em muitos homens, mas que deve ser feito.
“Além do exame de toque, o exame de sague que dosa a quantidade de PSA (Antígeno Prostático Específico) é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de próstata”, afirma o médico Rodrigo Rosa,ginecologista, obstetra e especialista em Reprodução Humana e integrante da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH).
E caso o exame de PSA fique abaixo de 2,5 ng/ml, o exame pode ser feito a cada 2 anos. Já os homens que apresentarem níveis de PSA acima desse valor devem fazer o exame todo ano.
E falando dos sintomas do câncer de próstata, os principais são:
.Aumento da vontade de urinar
.Dificuldade de urinar
.Sangue na urina ou no esperma
.Jatos fracos de urina
.Disfunção erétil
.Dores nos quadris, coxas, costas, ombros ou ossos
Existem também alguns fatores de risco que devem ser observados. Entre os pincipais, se destacam:
.Idade acima dos 50 anos
.Obesidade
.Sedentarimso.
.Dietas ricas em gordura
.Pouca ingestão de legumes,vegetais e frutas
.Alterações genéticas e hormonais
É bom destacar também que este tumor afeta mais os homens de ascendência negra e também quem tem parentes de primeiro grau que já tenham tido câncer de próstata.
Neste 2 casos, se recomenda que os exames de toque retal e PSA sejam feitos a partir dos 40 anos de idade.
Veja ainda:
O tratamento vai depender do tamanho, da classificação do tumor e da idade do paciente e pode incluir:
.Remoção cirúrgica da próstata(prostatectomia)
.Radioterapia
.Quimioterapia
.Hormonotepaia
.Uso de remédios
Uma outra questão pouco conhecida, é que esta doença pode afetar a fertilidade masculina.
“Tanto o câncer quanto os possíveis tratamentos (cirurgia, radioterapia e quimioterapia) afetam a função da glândula masculina. Ela é responsável por produzir compostos importantes do líquido seminal que nutre os espermatozoides”, explica a o dr.Rodrigo Rosa.
Mas ele acrescenta:
“Hoje temos meios de preservar a capacidade reprodutiva, através da retirada de sêmen para congelamento de espermatozoides antes do início do tratamento oncológico”.
Uma outra boa notícia é que na maioria das vezes, a próstata pode aumentar com o avanço da idade, mas isso não é questão para causar susto. Na medicina, este crescimento é chamado de hiperplasia prostática benigna, é absolutamente comum e não indica que o homem esteja com câncer.
Então, deixe o preconceito, procure um médio urologista, faça os exames e se previna!
Contamos com a colaboração a Holding Comunicações e do médico Rodrigo Rosa/ Ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana
Gostou? Então confira estas também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/novembro-azul-cancer-de-prostata/
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros