Aprenda a não confundir os sintomas do infarto do coração com problemas emocionais
Imagine uma situação comum e rotineira: a pessoa está arrumando algo dentro de casa, entrando num elevador, caminhando na rua e de repente…começa uma dor no peito…palpitação no coração…sente as mãos dormentes… aquela sensação de que a morte está próxima… infarto, correto? Nem sempre…
Na verdade muitos sintomas que muitas vezes são vistos como o alerta que um infarto agudo do miocárdio está ocorrendo, na verdade são indicativos de doenças psicológicas como:
.Síndrome do pânico
.Crises de ansiedade
.Síndrome do coração partido (takotsubo)
Isso acaba sendo um problema ,pois muitas pessoas com sintomas que erroneamente são identificados com o infarto, acabam procurando hospitais e clínicas com medo de ter algum problema no coração, muitas vezes sobrecarregando os pronto socorros e o atendimento médico, o que num momento ainda de pandemia, com os estabelecimentos médicos já bem demandados, pode se tornar um grande transtorno.
É importante portanto, saber identificar quais os sintomas que indicam distúrbios da mente e aqueles que efetivamente indicam um ataque cardíaco.
Estudos médicos feitos no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, mostram que é extremamente comum pessoas procurarem a unidade de emergência acreditando que estão tendo um infarto, mas que na verdade estão tendo reações no corpo provocadas por enfermidades psíquicas. Um das doenças mais comuns é a tão conhecida síndrome do pânico, que tem como principais sintomas:
.Dor no peito.
.Taquicardia
.Suor excessivo (sudorese)
.Dificuldade para respirar
.Mãos dormentes
.Tonturas
.Diarréia
Uma das características de um ataque de pânico,é a pessoa achar que vai morrer,com perda da estabilidade mental ou até mesmo da consciência. Estes sinais geralmente surgem de alguma situação provocada por estresse intenso, traumas, expectativas ou pensamentos negativos. Outra situação que invariavelmente é confundida com problemas de coração, são os sintomas das chamadas crises de ansiedade. Os principais deles são idênticos aos da síndrome do pânico:
.Dores no peito
.Taquicardia
.Sensação de falta de ar
.Tontura e vertigem
Existe uma outra doença psicológica, menos comum que a síndrome do pânico e pouco conhecida da maioria do público, mas que também pode ser confundida com uma parada cardíaca, que é a ‘’síndrome do coração partido’’.
Esta doença foi catalogada na década de 90 do século passado e foi batizada desta forma porque se caracteriza por uma descarga excessiva de adrenalina no organismo, causando uma disfunção no ventrículo esquerdo do coração. Em radiografias feitas em pacientes com este problema, notou-se que o coração ficou com uma imagem que lembrava um pote de pesca usado no Japão, chamado de takotsubo, daí o nome síndrome do coração partido. Os principais sintomas :
.Dor no peito.
.Dor no estômago
.Arritmias
.Náuseas
,Dificuldade de respirar
.Perda dos sentidos
A síndrome do coração partido acomete mais as mulheres na faixa acima dos 50 anos de idade e segundo os médicos cerca de 25% dos casos são provocados por traumas profundos, como morte na família ou agressões físicas.
A principal função do coração é bombear e distribuir sangue para os pulmões, ajudando a nutrir com oxigênio todas as células, tecidos e órgãos do corpo. Mas para que isso ocorra, este oxigênio precisa chegar ao músculo do coração através das artérias coronárias. Mas se por acaso acontece uma obstrução numa dessas artérias, o fluxo de oxigênio é interrompido e daí ocorre o infarto. Os sintomas mais comuns deste problema terrível que ataca o coração são:
.Dor muito forte e intensa no centro do peito
.Dor que se espalha pela a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo
.Falta de ar
.Suor abundante
.Palidez
.Enjoo
. Sensação de perda de sentidos
Mas é importante reforçar que os sintomas não são exatamente os mesmos em homens e mulheres
Nos homens o infarto se manifesta geralmente com:
.Dor no peito mais constante e aguda
Já nas mulheres com:
.Dor no peito na forma de pontadas
.Dores abdominais
.Náuseas
.Dificuldade de respiração
Mas é bom lembrar o seguinte: geralmente a dor forte no peito é o sintoma mais associado ao infarto, mas nem sempre este problema no coração começa dessa forma. Um princípio de ataque cardíaco pode surgir sem dores no peito, somente com os seguintes sinais:
.Suor
.Cansaço
.Náuseas
.Dores no estômago
.Dores nos braços
.Inchaço nas pernas.
Além disso, em mulheres, idosos e diabéticos, o infarto pode começar também sem a dor intensa no peito, apenas com uma sensação de cansaço excessivo.
A data de 29 de setembro é consagrada como o Dia Mundial do Coração, um momento para se trabalhar principalmente a prevenção de doenças cardíacas, como o infarto, que mata mais de 17 milhões de pessoas por ano no mundo, 300 mil casos só no Brasil. O que dá uma média de 1 brasileiro morto por infarto a cada 1 minuto e meio todos os dias. Entre os principais fatores de risco para os problemas no coração, estão:
.Fumo
.Hipertensão
.Diabetes
.Colesterol alto
.Obesidade
.Sedentarismo.
Mas a Organização Mundial da Saúde(OMS) faz questão de lembrar que 80% dos casos de ataques cardíacos e infartos prematuros poderiam ser evitados com medidas preventivas. Dentre as principais:
.Abandonar o tabagismo
.Prática de atividade física
.Manter o peso ideal
.Diminuir o estresse
Reduzir o sal e seguir uma alimentação mais balanceada também são medidas preventivas recomendáveis,principalmente entre homens acima de 45 e mulheres acima de 55 anos,as faixas etárias mais atingidas por problemas no coração. E é claro,fazer ao menos um check up anual com seu cardiologista de confiança.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros