Surgindo em nosso corpo geralmente após algum trauma, marcas arroxeadas necessitam de atenção médica quando ocorrem sem motivo aparente, pois podem estar relacionadas a doenças que vão desde leucemia até febre amarela
Após procedimentos estéticos, cirurgias ou pancadas, é comum o surgimento de marcas roxas na pele do local afetado. Essas marcas arroxeadas são conhecidas como hematomas e ocorrem quando o sangue que circula dentro de veias e artérias deixa o interior desses vasos sanguíneos devido a algum tipo de trauma e acumula-se em outras partes do corpo, como sob a pele, em torno dos olhos ou até mesmo dentro de órgãos importantes, deixando assim de exercer sua função.
O aparecimento dessas alterações é tão corriqueiro que, muitas vezes, acabam passando despercebidas. Porém, é preciso ficar atento a essas marcas, pois o hematoma, dependendo de sua gravidade, ou seja, conforme seu local e tamanho, pode comprometer o bom funcionamento de outros órgãos.
Os hematomas que observamos na pele após pancadas ou coletas de sangue, por exemplo, são formados pelo sangue que extravasa de pequenos vasos sanguíneos e não apresentam riscos à saúde, pois, geralmente, são pequenos, restritos ao local do trauma e deixam de crescer sozinhos, já que ocorre a coagulação.
Normalmente, esse sangue que deixou os vasos desaparece depois de alguns dias, quando é completamente absorvido pelas células de defesa do organismo. Essa reabsorção envolve uma série de reações químicas que modificam a cor do sangue e de seus metabólitos, o que explica o porquê de os hematomas clarearem com o tempo.
Mas se os hematomas começam a surgir espontaneamente em vários locais do corpo, sem que necessariamente tenha ocorrido um trauma na região, é preciso começar a se preocupar, pois podem significar que as plaquetas ou os fatores de coagulação do sangue estão alterados.
Além disso, se junto aos hematomas ocorrerem sangramentos em outras partes do corpo, como gengiva e nariz, assim como febre, fraqueza ou perda de peso, o ideal é procurar um médico.
O médico, para determinar se o hematoma realmente representa algum risco, realizará uma avaliação, levando em consideração também fatores como o histórico do paciente, pois algumas pessoas apresentam uma tendência maior a formarem hematomas, e se ele faz uso de medicamentos como aspirina, que também aumentam a chance de formação de hematomas, visto que tornam o sangue mais líquido.
Além das causas citadas acima, os hematomas espontâneos podem também indicar doenças ainda mais sérias, como leucemia aguda (um tipo de câncer que leva à produção anormal de células sanguíneas), aplasia de medula (quando há uma produção menor de células do sangue) e outras doenças infecciosas, incluindo dengue e febre amarela.
Algumas dessas doenças, como as leucemias agudas, são muito graves e devem ser diagnosticadas o quanto antes, para início imediato do tratamento. Por isso, ao perceber o surgimento aleatório de hematomas, o recomendado é que você consulte um médico assim que possível. Apenas ele poderá diagnosticar o problema corretamente e recomendar a melhor conduta para o tratamento de cada caso.
Fonte: Aline Lamaita, angiologista e cirurgiã vascular
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros