Atividade física ajuda a reativar a circulação sanguínea dos membros afetados
Se as primeiras varizes surgiram, inclua a atividade física em sua rotina. Exercícios ajudam a reativar a circulação sanguínea dos membros afetados. Geralmente elas aparecem nas pernas, mas podem surgir também em outras partes do corpo. Quase todos os exercícios podem ser realizados, desde que se de a devida atenção a carga utilizada para trabalhar os membros.
Corrida, caminhada, bicicleta, natação e até musculação são boas opções. Mas especialistas recomendam o Deep Water Running, que são movimentos de corridas realizados na água, que geram menos atritos do que os movimentos de corrida realizados em solo.
Inicialmente, a carga deve ser mais baixa, deixando os músculos irem se adaptando aos poucos ao peso. Existe o receio de a musculação provocar o surgimento de varizes.
Isso só acontecerá se houver exagero. Se a carga for leve e a intensidade, de leve a moderada, permitindo que o corpo vá aos poucos se adaptando, a musculação pode ser feita sem riscos. O ideal é se exercitar de 3 a 5 vezes por semana, durante uma hora por dia.
Embora exercícios sejam recomendados, alguns deles podem agravar as varizes. Um que não é apropriado é o boxe, onde o praticante precisa passar muito tempo em pé, sem movimentar membros inferiores, o que prejudica a circulação.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros