Os rins são uns dos mais importantes órgãos do corpo humano, realizando um trabalho de filtragem e limpeza do sangue,sem o qual o funcionamento do organismo estaria seriamente comprometido.
As principais funções dos rins, são:
.Eliminar substâncias como amônia, ureia e ácido úrico
.Regular a pressão arterial
.Produzir hormônios
.Produzir glóbulos vermelhos
.Estimular o fortalecimento dos ossos
Só que quando os rins adoecem, estas funções deixam de ser realizadas, podendo levar a um quadro grave de enfermidades e até a perda total do funcionamento dos rins,o que poderia obrigar o paciente ao extremo de ter que se submeter ao processo de diálise ou até mesmo um transplante.
Mas calma, é possível evitar se chegar a quadros tão graves,mas isso passa principalmente por melhora na alimentação. Estudos científicos apontam que existem dois programas alimentares que podem ajudar bastante os rins a se manterem saudáveis: as dietas DASH e Mediterrânea.
Ficou interessado?Então continue lendo esta matéria!
Os rins tem uma função vital, como já vimos. Por isto, mantê-los saudáveis é importante para a própria harmonia e equilíbrio do corpo. Mas existe um problema: a maioria dos problemas que afetam o sistema renal se manifestam de forma silenciosa,sendo que em até 80% dos casos, estes órgãos podem deixar de funcionar sem que surjam muitos sintomas.
Entre os principais sinais de alerta que mostram que os rins não estão indo bem, se destacam:
. Vontade excessiva de urinar,principalmente à noite
.Sensação de fraqueza
.Anemia
.Pés e rosto inchados
E estes sintomas podem significar também algumas doenças que afetam os rins,como:
.Diabetes
.Cálculo renal
.Infecção urinária
.Inflamação dos rins(nefrite)
Leia essa também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/pressao-alta-destroi-os-rins/
Um dos programas alimentares que pode ajudar a manter os rins com o funcionamento em dia é a chamada dieta DASH,sigla em inglês para Dietary Approaches to Stop Hypertension ,ou traduzindo, abordagens dietéticas para parar a hipertensão.
A dieta DASH é baseada na alta ingestão de:
.Frutas
.Verduras legumes
.Nozes
.Laticínios desnatados
Grãos integrais
‘’Também se baseiam na baixa ingestão de açúcares e carnes vermelhas ou processadas. Nessas dietas, são recomendadas proteínas vegetais ou animais, desde que sejam magras,de preferência peixe. A dieta DASH permite mais fontes de proteína de laticínios com baixo teor de gordura e cortes de carne e aves’’ explica a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
E prossegue:
“Os rins são órgãos muito complexos e sensíveis a qualquer mudança na estrutura química do sangue e o estilo de vida influencia significativamente a sua integridade e funcionalidade. A progressão da doença renal é, normalmente, silenciosa, portanto necessário que se aposte na prevenção, com análises sanguíneas e urinárias regulares”.
Já a nefrologista Caroline Reigada,especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira(AMIB),afirma:
‘’Alimentação saudável, como a dieta DASH comprovadamente reduz a formação de pedras nos rins, além de diminuir a chance de diabetes e de pressão alta, grandes vilões para a saúde renal’’.
Veja ainda:
https://marcioatalla.com.br/nutricao/dieta-mediterranea-emagrece-mesmo/
E a tão conhecida dieta Mediterrânea, criada com levando em conta os hábitos alimentares tradicionais aos países que margeiam o mar Mediterrâneo, também é uma boa opção para garantir a saúde dos rins.
Essa dieta se baseia numa alimentação mais saudável que prioriza o consumo de alimentos frescos e naturais, tais como:
.Azeite de oliva
.Frutas
.Vegetais e legumes
.Cereais integrais
.Sementes
.Frutas secas
.Peixes
‘’Ambas as dietas evitam alimentos ricos em gordura saturada e trans, que as diretrizes também desencorajam para proteger os rins e o coração. Tanto a dieta de padrão mediterrâneo ou a dieta DASH são as mais recomendadas para pacientes que já tem ou querem evitar problemas cardíacos e renais”,diz a nefrologista Caroline Reigada.
E a dra. Caroline lembra ainda um dos maiores vilões dos rins,o sal:
‘’O sal é a maior causa de hipertensão arterial. Além de causar retenção de líquidos, o sal causa o estreitamento das arteríolas, com consequente elevação da pressão arterial. A hipertensão de longa data lesa os rins e seus diversos vasos, ou seja, ocorrem lesões de órgãos-alvo, como acontece no coração e no cérebro. Dados recentes mostram que o sódio também modula o funcionamento de células imunológicas, apoiando a teoria do aumento inflamatório no organismo”,conclui.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e das médicas:
Dra.Caroline Reigada/Nefrologista
Dra.Marcella Garcez/Nutróloga
Gostou? Então confira também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/quem-come-muito-sal-vive-menos/
https://marcioatalla.com.br/nutricao/pedra-nos-rins-veja-como-evitar/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/mexa-com-seu-metabolismo/
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros