Acidentes domésticos atingem 1/3 da população acima de 65 anos
Chegar a uma idade avançada exige certas precauções por parte dos idosos e também de quem convive com eles.
Isso porque até a própria casa pode não ser um local tão seguro quanto se pensa.
O risco de acidentes domésticos é maior para quem chega a esta fase da vida. O envelhecimento pode provocar mudanças físicas e também afetar a capacidade sensorial, expondo os mais velhos a acidentes dentro de casa, principalmente quedas que podem gerar graves fraturas.
Quer saber 7 dicas de cuidados para evitar acidentes domésticos com idosos? Então não deixe de ler esta matéria
As quedas representam um grande risco à saúde e à qualidade de vida dos idosos. Esse tipo de acidente pode levar a fraturas que se tornam extremamente graves quando atingem o quadril e o fêmur, podendo levar a complicações como:
.Imobilidade prolongada
.Dependência de outras pessoas
.Morte
Além disso, a recuperação de uma fratura pode ser longa e dolorosa, muitas vezes exigindo intervenções médicas complexas e fisioterapia intensiva.
Segundo dados do Ministério da Saúde, uma a cada três pessoas acima de 65 anos sofre quedas dentro de casa. E destas quedas,34% acabam em algum tipo de fratura. Só no ano de 2020, foram registradas no Brasil mais de 300 mil internações hospitalares por causa de acidentes domésticos.
‘’Com menos massa muscular e outros problemas associados, pessoas nesta faixa etária ficam mais propensas às fraturas, por isso é importante manter os cuidados com os idosos’’, afirma o ortopedista e traumatologista Lafayette Lage, integrante do corpo editorial da revista americana Reconstructive Review, da revista inglesa Journal of Hip Surgery e introdutor da técnica de artroscopia do quadril no Brasil.
Chegar à idades mais avançadas, além de possíveis limitações físicas, também podem gerar problemas psicológicos como:
.Desconfiança
.Irritabilidade
.Isolamento
.Depressão
Por isso os parentes e cuidadores das pessoas idosas devem estar atentos e tomarem algumas precauções para diminuir o risco de acidentes domésticos. Veja 7 dicas de cuidados, a seguir.
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/exercicios-fisicos-ajudam-a-prevenir-quedas-em-idosos/
A primeira dica de cuidados a serem tomados é manter a casa bem segura parra os idosos que moram nela. Por isso retire tapetes escorregadios, evite encerar o chão, instale corrimãos nas escadas, coloque barras de apoio no banheiro, tire qualquer tipo de obstáculo do caminho. E coloque barras de segurança nas janelas.
Mantenha também a casa bem iluminada, principalmente nas áreas de passagem.
Os idosos devem usar algum tipo de calçado antiderrapantes em casa.
Redobre o cuidado com objetos cortantes como facas e tesouras e quentes, como panelas no fogo.
Tenha sempre contato com parentes e vizinhos para qualquer necessidade de ajuda em caso de emergência.
Veja ainda:
Caso o idoso faça uso de algum tipo de medicação contínua, é importante redobrar a atenção pois alguns remédios podem gerar contraindicações como tonturas e sonolências que aumentam o risco de quedas.
A última dica é cuidar para que o idoso siga uma dieta balanceada e pratique uma rotina de atividade física, pois isso irá ajudar a manter a força e a flexibilidade da musculatura, minimizando a possibilidade de quedas e fraturas.
É importante que os idosos e seus cuidadores estejam cientes dessas medidas preventivas e as incorporem em suas rotinas diárias para garantir um ambiente doméstico mais seguro e evitar acidentes desnecessários. Além disso, é fundamental que os idosos estejam abertos a pedir e aceitar ajuda quando necessário, reconhecendo que algumas tarefas podem ser mais desafiadoras devido ao envelhecimento.
Além desses cuidados, também é fundamental uma conscientização sobre a importância da prevenção das quedas. Os parentes, cuidadores e os próprios idosos devem buscar informações com profissionais da área de saúde para melhorar as práticas preventivas e evitar quedas.
‘’A sociedade tem a responsabilidade de proteger e cuidar de seus idosos. Promover um ambiente seguro e incentivar hábitos saudáveis são passos essenciais para reduzir a incidência de quedas e suas consequências. A prevenção é a melhor forma de garantir uma vida longa e saudável para os idosos’’, finaliza o ortopedista.
Contamos com a colaboração da Patwork Assessoria de Imprensa e do médico:Dr. Lafayette Lage/Ortopedista
Curta essas também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/saude-do-idoso-comprometida/
https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/musculacao-ameniza-sintomas-do-parkinson/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/saiba-como-envelhecer-mas-mantendo-o-cerebro-jovem/
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros
A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento
Aprenda a lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade