Você já sentiu dor na coluna? É bem provável, pois este é um problema muito mais comum do que se imagina. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, cerca de 80% da população mundial já sofre ou vai sofrer com esta condição.
As dores na coluna podem atingir pessoas de todas as idades, desde as crianças, passando pelos jovens, chegando até os adultos e idosos. Este problema além de incômodo, pode ser incapacitante, afastando as pessoas das atividades diárias como estudo e trabalho.
Quer saber quais são as 5 principais causas da dor na coluna e como evitá-las? Então siga lendo esta reportagem.
Uma das maiores causas de dores na coluna é a má postura, quando alguém passa muito tempo sentado.
‘’Longo período sentado, mesmo que em uma posição ergonômica, pode levar a dor na coluna, seja lombar, dorsal ou cervical. As articulações precisam de movimento para que o líquido sinovial, presente nestas articulações, alimente as células das cartilagens articulares. A falta de mobilidade crônica pode levar a inflamação e desgaste das articulações, a conhecida artrose’’, afirma o médico Ricardo Meirelles, especialista em cirurgia de coluna dos hospitais Samaritano Barra e Vitória, no Rio de Janeiro.
Atualmente grande parte das pessoas trabalham a maior parte do dia na posição sentada, de frente para um computador. Como evitar a má postura?
‘’Devemos sempre nos policiar para manter uma ergonomia saudável quando precisamos ficar por longos períodos sentados. Ao sentar, devemos apoiar os pés no chão com os joelhos dobrados a 90 graus, com a coluna lombar apoiada no encosto da cadeira, os cotovelos dobrados a 90 graus e o centro da tela deve estar aproximadamente na altura dos olhos’’, acrescenta o médico.
Uma dica para amenizar essa situação é a pessoa que trabalha sentada fazer pausas ao longo do dia de trabalho. É recomendado a cada uma hora e meia:
.Levantar da cadeira
.Circular pelo ambiente de trabalho
.Fazer alongamentos
Existem outras condições que podem gerar dor na coluna, como:
.Traumas nas costas
.Lesões de impacto
.Torções
.Distensões musculares
‘’Traumas nas costas podem precipitar o problema em pacientes sem o adequado preparo físico. A coluna está em risco principalmente nas atividades de se agachar para elevar pesos ou nas torções do tronco. E se a musculatura da coluna vertebral e abdominal não estiver bem preparada e devidamente equilibrada pode haver transmissão de energia desses pequenos traumas até os discos e articulações e gerar uma lesão’’, diz o médico.
Os praticantes de esporte de alto impacto precisam ter um preparo muscular adequado e estar atentos à técnica correta da atividade que praticam.
‘’Erguer objetos pesados de forma incorreta, seja por atletas ou amadores, é, por exemplo, uma das principais causas de hérnias de disco na população’’, aponta o dr.Ricardo.
Veja também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/conhecendo-melhor-sua-coluna/
As hérnias de disco, a discopatia degenerativa e a osteoartrite vertebral também são causas muito comuns de dor na coluna.
‘’São doenças multifatoriais, como o fator genético, porém o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para hérnia de disco e para a artrose na coluna’’, fala o médico.
O tratamento para hérnia de disco ou osteoartrite inclui:
.Contole do peso
.Manter uma boa postura corporal
.Ter uma rotina de exercícios físicos
‘’ Sempre que houver suspeita de hérnia de disco deve-se procurar ajuda médica para confirmar este diagnóstico e avaliar qual melhor tratamento para cada caso. Em geral, mais de 90 % dos pacientes melhoram com remédios analgésicos e fisioterapia’’, indica o especialista.
Existem anda problemas estruturais na curvatura da coluna, como escoliose ou lordose que podem provocar dores nas costas. Mas a avaliação se a pessoa se inclui num desses problemas deve ser feita com orientação médica.
‘’O diagnóstico é feito através da radiografia panorâmica da coluna, que deve ser realizada sempre que o examinador desconfia que existe algum desvio no eixo vertebral’’, aponta o dr. Ricardo.
Leia ainda:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/dor-nas-costas-virou-epidemia/
Mas o principal ‘’vilão’’ da dor na coluna é memso o sedentarismo.
“A falta de atividade física enfraquece os músculos das costas e abdominais, tornando a coluna mais suscetível a lesões e dores, além de estar bastante ligada a uma má postura. Incorporar exercícios de fortalecimento muscular e alongamento na rotina diária pode ajudar a prevenir dores causadas pelo sedentarismo”, recomenda o médico.
Quem é sedentário e quer iniciar um programa de atividade física deve seguir algumas recomendações.
‘’ Os exercícios de fortalecimento da musculatura da coluna, chamada musculatura paravertebral, além dos músculos abdominais e dos membros inferiores são os mais indicados para aliviar e prevenir as dores na coluna lombar. Sugiro que sejam feitos com educador físico na academia ou com fisioterapeuta. O pilates também é um excelente método’’, finaliza o especialista.
Contamos com a colaboração do médico: Dr.Ricardo Meirelles/Especialista em Cirurgia de Coluna
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/como-sua-coluna-pode-sobreviver-a-era-dos-smartphones/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/cuidado-com-ler-e-dort/
https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/exercitar-o-core-fortalece-a-coluna/
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros