O chá de canela aumenta o gasto calórico e ajuda a regular os níveis de colesterol e açúcar no organismo. Conheça as propriedades da especiaria e receitas para preparar a bebida
O chá de canela pode trazer benefícios para todo o organismo e auxiliar no processo de emagrecimento.
A canela é uma especiaria conhecida por suas múltiplas funções, além de seu cheirinho inconfundível.
Ela dá sabor extra aos pratos e é utilizada em processos de tingimento natural.
A canela também conhecida por seu uso para acelerar o metabolismo, além de ser capaz de aumentar o gasto calórico durante a digestão
Também é rica em antioxidantes e estabiliza os níveis de colesterol.
“O cheiro e o sabor da canela se devem à sua parte oleosa, que concentra um composto chamado cinamaldeído. Esse composto é responsável pela maioria dos efeitos da canela na saúde e acelera o metabolismo”, explica a nutricionista Gabriela Fregolente.
A canela está entre os chamados alimentos termogênicos, isto é, aumentam o gasto calórico durante a digestão. Conforme alguns estudos, ela demonstra atividade anti-inflamatória significativa e auxilia no combate à obesidade, complementa.
“O chá de canela, portanto, carrega os efeitos benéficos do cinamaldeído. Seu consumo monitorado pode trazer benefícios à saúde e propriedades interessantes. Pode ser consumido diariamente, desde que respeite o limite diário, evitando complicações. O recomendado é 6 gramas, o equivalente a duas colheres de chá de canela em pau”, diz a nutricionista.
A canela contém polifenóis em sua composição, que protegem o organismo da ação dos radicais livres e garante seu poder antioxidante. Quem apresenta alto níveis de açúcar no sangue ou sofre de diabetes pode adicioná-la à sua dieta, sob orientação médica. Nesses casos, ela pode substituir o açúcar por seu gosto adocicado.
“O polifenol MHCP tem a capacidade de melhorar a ação da insulina nas células, contribuindo para regularizar os níveis de glicose no sangue. Isto faz com que o nutriente seja interessante para o controle do diabetes tipo 2”, esclarece a nutricionista.
A canela igualmente contribui para a manutenção dos níveis de colesterol no organismo, o total, LDL e triglicerídeos e estabiliza o HDL, chamado de “bom colesterol”.
Coloque o gengibre, o cravo, a canela e o limão na água e deixe ferver por 15 minutos. Coe e sirva bem quente.
Ferver o abacaxi e a canela na água por cerca de 7 minutos, após o surgimento de bolhas na água. A bebida pode ser consumida quente ou gelada.
O chá de canela estimula as contrações uterinas e eleva o risco de aborto e então as grávidas devem evitá-lo, alerta Gabriela.
“Nos demais casos, o consumo excessivo pode levar à intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera e alergias”.
Portanto, a ingestão deve ser mantida dentro da dose recomendada.
Prática de atividade física ajuda a regredir o diabetes
Não se esqueça do chá
Na quarentena, aposte nos alimentos in natura e evite os ultraprocessados; entenda a diferença
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros