Nutrição

Não deixe de consumir fibras nas refeições

Elas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo

Todos os especialistas em nutrição são unanimes em afirmar que devemos comer fibras. Mas por que motivo elas são tão importantes? As fibras são necessárias porque aumentam a sensação de saciedade, o que auxilia no processo de emagrecimento. Elas também beneficiam o coração e regulam o intestino.

As fibras são dividas em sóluveis, que se dissolvem facilmente na água e tem como fonte a aveia, a farinha de aveia, feijões, ervilhas, frutas cítricas, e diminuem o trânsito intestinal. E as fibras insolúveis, que são encontradas nos pães integrais, cereais, cenouras e que não se dissolvem na água ou nos fluídos gastrointestinais.

Os nutricionistas recomendam que o consumo diário de fibras seja de 25 gramas. Essa quantidade pode ser dividida ao longo das refeições. O  desjejum, que sempre conta com pão, já possui sua dose de fibras, mas sempre se pode acrescentar cereais e frutas nesta refeição, princiapalmente o abacate, que pode ser misturado com aveia. No almoço, vegetais de folhas verde escuras, como o alface, couve e espinafre.

Além das folhas, cenoura, beterraba, batata doce e feijão, todos ricos em fibras. Arroz integral, arroz de 7 cereais, que possui cevada, aveia, trigo, quinoa e linhaça.

Aliás, a linhaça, nozes, frutas como maçã, pera, ameixa, laranja, são boas opções para o lanche da tarde. O jantar pode ser a base de salada, mingau de aveia ou barra de cereais.

Share

Recent Posts

Cuidados com as crianças no inverno!

Doenças respiratórias entre os pequenos aumentam em épocas mais frias

4 dias ago

Pernas, tênis e treino

Os tênis de sola reta influenciam na musculação das pernas

4 dias ago

Desejo de grávida!

Entenda porque as gestantes tem desejos inusitados por comida

4 dias ago

A menopausa afeta o humor

Saiba como este período pode mudar o humor da mulher

2 semanas ago

A dieta da vida longa

Alimentos com polifenóis podem ajudar a viver mais

2 semanas ago

Lipedema pode travar o joelho

Esta doença gera risco de desgaste nas articulações

2 semanas ago