A farinha de banana verde tem sido cada vez mais procurada e consumida
O amido resistente, presente na farinha de banana verde, é digerido pelo organismo como fibra insolúvel e não só ajuda o trânsito intestinal, como também colabora na prevenção do câncer de intestino. Por atuar como fibra, o amido resistente retarda a absorção dos nutrientes feitas pelas células intestinais, aumentando a sensação de saciedade. Por isso, o consumo da banana verde é favorecido em dietas de emagrecimento.
Veja a resposta de Marcio Atalla para a pergunta:
Tenho cãibras quando faço exercício, mesmo comendo banana todos os dias. Por que?
Você se lembra do tenista Gustavo Kuerten, o Guga, comendo bananas durante os intervalos das partidas, na época em que ele ganhou vários torneios pelo mundo? Pois é, a banana é um alimento rico em potássio, que tem uma função fundamental na contração muscular.
Ela possui ainda frutose e amido, que são transformados em energia, daí ser um alimento muito consumido por atletas e praticantes de atividade física em geral.
Além de contribuir para o bom funcionamento do sistema muscular, o potássio encontrado na fruta, ajuda prevenir o aparecimento das incômodas câimbras, aquelas dolorosas contrações espasmódicas que costumam aparecer no músculo durante uma prática intensa de atividade física.
• A banana ajuda a preservar e a manter a pressão em níveis normais, atuando na prevenção de doenças coronarianas. Os médicos consideram que o potássio neutraliza a ação do excesso de sódio (encontrado no sal) no organismo, ajudando assim a pressão sanguínea a ficar em níveis controlados.
Essa característica faz com que a banana ajude a prevenir a ocorrência do AVC, o acidente vascular cerebral. Além disso, a fruta é rica fonte de vitamina B6, vitamina C e potássio. A fruta ainda tem fibras, que ajudam a diminuir o nível de colesterol no sangue;
? Aprenda a fazer essa deliciosa torta de banana!
• Programas de reidratação, que seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendam o consumo de banana na presença de diarreia, conforme ensina Flávio Rotman, no livro “A Cura Popular pela Comida”. Ela mantém o equilíbrio dos eletrólitos do corpo e acalma o trato digestivo;
• Ela é excelente fonte de vitaminas e sais minerais.
• Melhora o humor, acalma o sistema nervoso e evita a depressão;
• Ao contrário do que muitos imaginam, a banana pode ajudar a emagrecer. Uma boa sugestão é consumi-la entre as refeições, pois ela aumenta a sensação de saciedade;
• Outro benefício da fruta é que ela aumenta a quantidade de cálcio, ajudando a fortalecer os ossos.
• Possui muitos antioxidantes, protegendo o organismo contra os radicais livres e as doenças crônicas;
• O consumo da fruta auxilia a microbiota intestinal a funcionar corretamente;
• Estimula o sistema imunológico;
• A visão melhora com a ingestão da fruta. Isso porque ela possui alfa e beta caroteno e vitamina A, que protege a retina e evita a degeneração macular provocada pela idade.
Diabéticos se beneficiam com o consumo de farinha de banana verde por ser um alimento com baixo índice glicêmico, ou seja, a glicose consumida é liberada no sangue de forma lenta e gradual.
Isso leva o organismo a liberar menos insulina para que ocorra a absorção de glicose pelas células, ajudando a prevenir o diabetes e controlar a doença em quem já a possui.
É muito fácil fazer a farinha. Basta cortar a fruta em finas rodelas e levar ao forno por 30 minutos. Em seguida, processá-las no liquidificador.
Deve-se consumir até duas colheres por dia, acrescentando-a a frutas, sucos ou iogurtes.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros