Pesquisa aponta que os produtos estragam as dietas
Você faz uso de adoçantes com o objetivo de manter o peso sob controle? Recente estudo realizado pela Universidade de Sydney, na Austrália, garante que eles podem ter um efeito contrário nas dietas de emagrecimento. A razão estaria no fato do cérebro reconhecer o gosto adoçado dos alimentos, mas como sente falta das calorias que deveriam vir juntas com a sensação, junto com essa ausência vem a fome, levando-nos a querer mais comida.
Para realizar o estudo foram utilizadas moscas de frutas como cobaias. Os cientistas perceberam que, quando submetidas a uma dieta com alimentos adoçados artificialmente, as cobaias comiam até 30% a mais do que as outras moscas, no grupo de controle. O adoçante utilizado foi o sucralose, que é encontrado em diversos refrigerantes. Porém, o mesmo efeito deve ocorrer em outros produtos.
Segundo os autores do estudo, a explicação está nos mecanismos de recompensa do cérebro. Quando ingerimos calorias que são fontes de energia, a sensação de prazer é ativada como forma de recompensa. Com os adoçantes, o cérebro percebe a presença do doce, mas também a ausência de calorias. Ao invés de gerar prazer e saciedade, gera fome.
Adoçantes artificiais, segundo a pesquisa, também provocam insônia e problemas com desnutrição.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros