Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui
loEstou vendo muitas pessoas fazendo a dieta low carb. Esta dieta promete uma redução de peso sem mesmo realizar atividade física. Não acredito que uma dieta baseada somente em gorduras pode perder peso sem prejudicar o organismo. O que você tem a falar?
Antônio Augusto de Moura Barbosa
Concordo com você. Não apenas em relação à dieta low carb, na verdade, qualquer dieta que tenha restrições radicais não pode fazer bem à saúde. Eu, de fato, sou contra dieta, qualquer uma, a não ser quando a pessoa é motivada por alguma filosofia de vida, como os veganos, por exemplo.
Se for uma dieta baseada em resultados estéticos, há grande risco de estar fadada ao fracasso.
A dieta que reduz bruscamente o consumo de carboidratos não é novidade. Ela ganha “roupa nova” de tempos em tempos, porque de fato, quem reduz ou zera o consumo desse nutriente perde na balança cerca de 5 quilos, invariavelmente, nos primeiros dez dias.
Isso não é porque a dieta low carb é boa, mas é basicamente uma questão de conta matemática. Tirar o carboidrato significa tirar a água que está nos alimentos do cardápio, que como o nome diz tem hidrato de carbono, ou seja, sua composição contém moléculas de água. Portanto, perde-se peso de líquido.
Perde-se peso de massa magra também, já que nosso corpo tem um estoque de 1 quilo de glicogênio que fica nos músculos. Para estocar esse glicogênio, o corpo precisa de 3 litros de água, se não recebemos o carboidrato da alimentação, o corpo usa esse carboidrato dos músculos. Por isso, perdemos mais água e também perdemos massa muscular.
Pode-se perder ainda uma pequena quantidade de massa gorda, já que a alimentação fica mais restrita e acaba provocando redução da quantidade de calorias ingeridas, mas seria uma quantidade bem menor do que a esperada. Outro fato negativo, é que a restrição leva à compulsão, e com o tempo pode até provocar algum tipo de distúrbio alimentar.
O melhor mesmo é ter uma alimentação variada, equilibrada e colorida, com alimentos mais naturais e menos processados, e fazer atividade física todos os dias. Isso é ter saúde, ter qualidade de vida.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros