Uma amiga disse que a melhor dieta para depois das festas é a do abacaxi. Que devemos comer apenas abacaxi durante 5 dias, que perdemos tudo que ganhamos durante o fim do ano. O que você acha?
Juliana Azevedo, RJ
Antes de responder à sua pergunta, vale sempre lembrar, mais uma vez, que sou totalmente contra dietas restritivas. O caminho é sempre saber se alimentar, fazer boas escolhas. Mas, é fato que o abacaxi tem suas propriedades, tem seu valor, e deve ser incluído na alimentação de todas as pessoas.
Essa fruta é da família das bromeliáceas, que têm em sua composição a enzima bromelina, utilizada em muitos medicamentos como antiinflamatórios, digestivos e xaropes expectorantes. Essa substância é muito eficiente na digestão das proteínas. Em sua composição também há celulose, que é indispensável no bom funcionamento do intestino, além de ser rica em vitaminas, minerais e fibras solúveis – aquelas que ajudam na redução do colesterol ruim.
Mais um detalhe: o abacaxi tem propriedade diurética e ajuda às pessoas que têm propensão a reter líquidos. Ainda assim, essa fruta não pode emagrecer ninguém por si só, mas deve fazer parte de uma cardápio saudável, e associado à prática de atividade física regular. Para aproveitar todos os benefícios dessa fruta, ela deve ser consumida com regularidade.
Dieta do abacaxi é loucura, prefiro a dieta do bom senso.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros