No verão, um item quase que indispensável em locais fechados é o ar-condicionado. Ele proporciona ao ambiente uma temperatura agradável e refrescante. Mas para garantir o conforto – principalmente para quem trabalha em prédios e escritórios muito quentes -, é importante que seja utilizado de forma correta, além de uma manutenção freqüente.
Gripes e resfriados em geral atacam os organismos mais suscetíveis, especialmente quando expostos repetidas vezes ao ar-condicionado. Isso por que o ar resseca o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas, tornando-as vulneráveis. Para aqueles que já possuem um problema respiratório, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), o risco é o desenvolvimento de crises graves. De acordo com dr. José Eduardo Cançado, da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), a palavra de ordem aqui é a prevenção.
“O ideal é que a temperatura esteja entre 20º e 22ºC. Abaixo disso, o individuo precisará de agasalhos, o que gera um desconforto, particularmente no trabalho. Outra coisa é que o ar frio favorece a proliferação de vírus que causam os resfriados e as gripes. Portanto, a primeira atenção é com o clima no ambiente”.
Manutenção do aparelho: partículas e bactérias à solta
Os grandes vilões do ar-condicionado são os fungos, as bactérias e os ácaros que se acumulam nos ductos do aparelho e se proliferam no ar. Eles podem invadir as vias aéreas criando lesões inflamatórias/infecciosas, como as pneumonias.
“Independentemente de existir a alergia, a exposição aos elementos desencadeadores, como ácaros, fungos, mofo, poeira de local fechado e bactérias gera maior sensibilidade e, por conseqüência, o desenvolvimento de sintomas alérgicos”, explica dr. Rafael.
Somente a manutenção periódica e a limpeza podem evitar a proliferação destes “inimigos” da saúde respiratória.
Dicas saudáveis para o ano todo
Confira algumas dicas para conviver bem com ou sem o ar-condicionado:
– Evite locais fechados. Grande concentração de pessoas, por tempo prolongado, facilita a contaminação
– Caso não seja possível, não permaneça muito tempo nestes ambientes insalubres
– Trate a alergia tão logo as crises começarem a surgir
– Tome banho morno, na temperatura ambiente, para evitar o choque térmico
– Pratique exercícios físicos regularmente, ajudam a melhorar a respiração e a saúde
Por Camila Marques – Mônica Kulcsa
A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento
Aprenda a lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Hormônios, estresse e até dietas podem causar perda de cabelo
Estudo mostra que pessoas com artrose devem praticar atividade física