Categories: Dicas

Sedentarismo é uma das maiores causas de morte no mundo. E como deixar de ser sedentário?

Trinta minutos diários de atividade física pode reduzir em 50% o risco de doença cardíaca, segundo a Organização Mundial de Saúde. Numa celebração do dia mundial da saúde, a OMS divulgou que o sedentarismo é responsável por mais de dois milhões de mortos anualmente. Segundo a OMS, a meia hora de atividade física por dia não precisa ser feita de uma vez só. A orientação é acumular 150 minutos de atividade física na semana. E isso não é difícil de conseguir!

Exercícios como subir escadas ao invés de utilizar elevadores, ou ir caminhando para o trabalho, pedalar no final do dia, estimulam o bem estar físico e mental, diminuindo em 50% o risco de males ligados ao sedentarismo, como ataque cardíaco, diabetes e obesidade. E também reduzem substancialmente a incidência da hipertensão, estresse e depressão.

A idéia de que sedentário é quem não está treinando forte numa academia é totalmente errônea. Basta um pouco de incentivo e determinação para que a melhora da saúde e prevenção de doenças comece a acontecer. E para convencer de vez as pessoas que o sedentarismo mata, na estatística da OMS, aparece entre uma das dez maiores causas de morte no mundo, entre adultos.

Por Marcio Lima

Share

Recent Posts

Analgésico pode ser uma dor de cabeça!

Uso excessivo deste medicamento pode piorar a enxaqueca

2 dias ago

Malhação contra o lipedema

Atividade física pode ser uma grande ajuda no tratamento do lipedema

2 dias ago

De olho nas pintas!

Pintas suspeitas podem ser um alerta do câncer de pele

2 dias ago

Força nos ossos

A vitamina D é muito importante para crianças e adolescentes

2 semanas ago

Bons hábitos para emagrecer!

Saiba como perder peso de forma saudável e sustentável

3 semanas ago

Pilates, joelhos e saúde

Praticar pilates pode prevenir e diminuir as dores nos joelhos

3 semanas ago