Isso porque a avaliação nada mais é que uma coleta de dados, que permitirá que seja traçado o perfil físico de cada pessoa. Ela detecta qual o nível de condicionamento e aptidão física, além de explicitar as características fisiológicas de cada um. Em linhas gerais, a avaliação mede as limitações e potencialidades das pessoas.
Mas não é apenas antes de começar a malhar que é preciso uma avaliação. É importante que esses testes sejam realizados periodicamente porque eles são capazes de comprovar os progressos conquistados na atividade física.
A primeira fase da avaliação física é chamada de anamnese, e consiste em relatar o seu histórico de saúde, como falar sobre problemas de saúde que já ocorreram, se já se submeteu a qualquer cirurgia ou se atualmente faz algum tratamento médico. Além disso, terá de relatar também seu histórico da prática de exercícios.
Então, é hora de contar se você já praticou atividades físicas regularmente, qual a modalidade a que você se dedicou e há quanto tempo está sem treinar.
Em seguida, é hora de submeter-se a alguns testes físicos. O teste de resistência é feito, geralmente, na esteira ou na bicicleta ergométrica. Enquanto você se exercita, será monitorado por equipamentos que medirão sua capacidade respiratória e cardíaca.
A avaliação física ainda distingue os percentuais de gordura, músculos e densidade óssea de seu corpo. Ao conhecer seu percentual de gordura – e determinar o percentual indicado para o seu biotipo – poderá ser medida a necessidade da perda de gordura ou não. Além disso, mostrará quais regiões do seu corpo precisam receber atenção especial.
A porcentagem muscular medirá seu peso muscular. Assim, será facilmente identificada qual a quantidade de massa muscular que você precisa ganhar. Por sua vez, a porcentagem óssea diz respeito ao peso de seus ossos (que podem ser leves, médios ou pesados). Essa informação é muito importante e tem de ser levada em conta no processo de acompanhamento do peso de seu corpo.
Os dados coletados na avaliação física permitirão que seu programa de exercícios seja seguro, exclusivo e, por isso mesmo, mais eficiente. Desta maneira, os resultados alcançados com a malhação tendem a ser melhores, proporcionando grande satisfação.
Equipe Bem Star
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros