Categories: Dicas

Parcerias falhas

Pode não parecer, mas ingerir remédios diversos com fins variados pode não ser uma boa receita. Trata-se do que os especialistas denominam de interação medicamentosa, ou seja, o princípio ativo de um determinado medicamento pode prejudicar e até anular o efeito do composto de outro remédio. Pode acontecer o contrário também: uma medicação acaba potencializando a ação da outra.

O antibiótico não deve ser tomado junto ao anticoncepcional, por exemplo. O mesmo acontece na relação entre a vitamina C e o anticoncepcional. Neste caso, doses elevadas do suplemento vitamínico aumentam os níveis do hormônio da pílula, o etinilestradiol, no sangue. Com isso, seus possíveis efeitos colaterais — para mulheres sensíveis a eles, claro, — também se elevam.

A lista de duplas que não caem bem no organismo é imensa. Antiespasmódico X descongestionante nasal, ácido acetilsalicílico X insulina, antiinflamatório X lítio. A situação é ainda mais grave porque as pessoas têm acesso indiscriminado a quase todo tipo de remédio nas farmácias nacionais, mesmo àqueles que requerem a apresentação de receita. O ideal é deixar o médico ciente dos medicamentos em uso para que um resultado não interfira em outro. Pesquise, pergunte, se oriente.

Equipe Bem Star

Share

Recent Posts

5 erros dos corredores

Evite os erros mais comuns de quem pratica corrida

5 dias ago

A síndrome do fim de ano!

Saiba como manter a saúde mental em meio à correria do Natal e Ano Novo

5 dias ago

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

7 dias ago

Emagrecer ajuda a evitar o câncer de fígado!

Essa e outras medidas reduzem o risco deste tumor em até 60%

1 semana ago

Mais qualidade de vida para o diabético

Conheça as novas e modernas formas de tratamento da doença

1 semana ago

Sexo sem dor na menopausa

Saiba como ter relações sexuais sem sofrimento na menopausa

1 semana ago