Categories: Dicas

Parcerias falhas

Pode não parecer, mas ingerir remédios diversos com fins variados pode não ser uma boa receita. Trata-se do que os especialistas denominam de interação medicamentosa, ou seja, o princípio ativo de um determinado medicamento pode prejudicar e até anular o efeito do composto de outro remédio. Pode acontecer o contrário também: uma medicação acaba potencializando a ação da outra.

O antibiótico não deve ser tomado junto ao anticoncepcional, por exemplo. O mesmo acontece na relação entre a vitamina C e o anticoncepcional. Neste caso, doses elevadas do suplemento vitamínico aumentam os níveis do hormônio da pílula, o etinilestradiol, no sangue. Com isso, seus possíveis efeitos colaterais — para mulheres sensíveis a eles, claro, — também se elevam.

A lista de duplas que não caem bem no organismo é imensa. Antiespasmódico X descongestionante nasal, ácido acetilsalicílico X insulina, antiinflamatório X lítio. A situação é ainda mais grave porque as pessoas têm acesso indiscriminado a quase todo tipo de remédio nas farmácias nacionais, mesmo àqueles que requerem a apresentação de receita. O ideal é deixar o médico ciente dos medicamentos em uso para que um resultado não interfira em outro. Pesquise, pergunte, se oriente.

Equipe Bem Star

Share

Recent Posts

Cuidados com as crianças no inverno!

Doenças respiratórias entre os pequenos aumentam em épocas mais frias

5 dias ago

Pernas, tênis e treino

Os tênis de sola reta influenciam na musculação das pernas

5 dias ago

Desejo de grávida!

Entenda porque as gestantes tem desejos inusitados por comida

5 dias ago

A menopausa afeta o humor

Saiba como este período pode mudar o humor da mulher

2 semanas ago

A dieta da vida longa

Alimentos com polifenóis podem ajudar a viver mais

2 semanas ago

Lipedema pode travar o joelho

Esta doença gera risco de desgaste nas articulações

2 semanas ago