Categories: Dicas

O despertar sonoro

As manifestações do folclore infantil podem ser relacionadas também às fases do desenvolvimento humano, vivenciadas desde a infância, através da música. Até mesmo antes de nascer, o bebê ouve sons e sente vibrações sonoras pelo lado de dentro da barriga, tomando contato com uma cultura musical através dos pais.

As canções de ninar acalentam os pequenos e durante a infância, as cantigas de roda dão o ritmo das brincadeiras entre amiguinhos. Na escola ou no quintal, essas canções marcam o início do processo de socialização, quando crianças vivenciam uma variedade de ritmos e sons.

As canções de ninar são um grande estímulo para o desenvolvimento musical da criança. O período em que a criança tem a maior capacidade de se desenvolver musicalmente vai de 0 até 4 anos de idade. Por isso, é importante que o ambiente sonoro do bebê com músicas variadas – de canções de ninar a outros ritmos.

E as cantigas de roda são tão marcantes que mesmo os adultos ainda se lembram das letras e das melodias de muitas delas. A maioria é baseada no folclore e envolvem de maneira lúdica o grupo, proporcionando brincadeiras e danças. Ou seja, além de serem importantes para a formação musical, essas músicas são ótimas para desinibição da criança, promovendo o toque corporal, e a exposição consentida. E ainda desenvolvem o senso de organização coletiva através da roda e o senso rítmico pelo movimento corporal.

Equipe Bem Star

Share

Recent Posts

Ovos: qual o limite por dia?

Saiba quantos ovos comer por dia e também os nutrientes deste alimento

4 dias ago

Tontura nem sempre é labirintite

A doença é rara e a tontura pode ter várias outras causas

1 semana ago

Saúde vascular e exercícios

Problemas de circulação não impedem a prática de atividade física

1 semana ago

Fitas antidor

A fita cinesiológica pode aliviar dores no joelho

2 semanas ago

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

3 semanas ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

3 semanas ago