Categories: Dicas

Mundinho fechado

Medo do contato com as pessoas, medo de não ser aceito, medo de ser rejeitado, medo de errar. Pensamentos de inferioridade, baixa-estima. Esse quadro é típico de quem sofre de timidez. Um problema psicológico que se manifesta em vários estágios, sendo a fobia social, o mais grave deles.

Timidez não é doença, mesmo que a sociedade valorize os extrovertidos. O fundamental, no entanto, é que o tímido compreenda que a sua condição não inviabiliza a construção de uma relação, seja ela amorosa, de amizade ou profissional.

É fundamental encarar a timidez, não mais como uma impossibilidade de relacionar-se, mas como uma maneira criativa de construir uma nova dinâmica de relação.

Muitas vezes, por trás da timidez, está o medo desta pessoa em expor seus defeitos. São pessoas que não suportam a idéia de cometerem deslizes para não ferir uma auto-imagem idealizada. É preciso relaxar e saber que todos com quem nos relacionamos também apresentam inúmeras falhas.

Somente em casos, cuja timidez atrapalhe as atividades do cotidiano, é necessário recorrer ao tratamento psicológico mais específico.

Equipe Bem Star

Share

Recent Posts

Sarcopenia: não perca sua força!

A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento

1 semana ago

Mitos e verdades sobre o TDAH

Aprenda a lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

1 semana ago

5 causas da queda de cabelo

Hormônios, estresse e até dietas podem causar perda de cabelo

1 semana ago

Filhos no divã

Conheça 5 sinais de que seus filhos precisam de terapia

3 semanas ago

Sem medo do exercício

Estudo mostra que pessoas com artrose devem praticar atividade física

3 semanas ago

Mais saúde na maturidade!

Idosos devem manter a massa magra e o cérebro saudável

4 semanas ago