Apesar de não ter nenhum valor nutritivo, os chicletes são paixão de crianças e adolescentes em sua maioria. Muitas vezes, chegam a se tornar uma mania que preocupa pais e dentistas. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos recentemente revela, no entanto, que a goma de mascar sem açúcar pode ser benéfica na prevenção das cáries.
Segundo o estudo, os adoçantes contidos nestes produtos, como o sorbitol, por exemplo, não são metabolizados pelas bactérias que causam as cáries. Assim, a bactéria não consegue produzir o ácido que ajuda a descalcificar o dente. Além disso, mascar chicletes estimula a salivação, e a saliva é anticariogênica (previne as cáries).
É importante lembrar, porém, que o hábito não deve ser mantido em excesso, tanto em quantidade como em duração de mastigação. Passar o dia inteiro mascando chiclete pode ter um efeito negativo. O aspartame, por exemplo, pode causar intolerância. E de nada adianta usar as gomas como coadjuvantes na prevenção de cáries se não houver a higiene adequada, especialmente após as refeições.
Equipe Bem Star
O Brasil é um dos países com maior número de crianças acima do peso
”Febre’’ em consumir alimentos ricos em proteína exige cautela
Essa glândula é fundamental para o coração, cérebro e o metabolismo
Exercício aeróbico melhora a saúde cardiovascular e mental na menopausa
O fumo aumenta o risco do câncer de boca e de garganta e perda de…
A mistura entre diabetes e obesidade é um perigo para a saúde