Bons hábitos alimentares, procurando ingerir alimentos mais naturais e diminuindo a quantidade de alimentos de origem animal e ricos em gorduras, pode ser o segredo do “elixir da juventude”. É o que mostra um estudo feito por médicos e cientistas da Clínica de Gerontologia do Hospital Addenbrooke, ligado à Universidade de Cambridge,na Inglaterra.
As pesquisas foram feitas com mais de 20 mil pessoas da Grã-Bretanha, com idades entre 45 e 79 anos. Os resultados confirmaram algo que muitos cientistas já defendem há décadas: a importância da boa alimentação na preservação da saúde,ajudando a prevenir doenças e conseqüentemente estender o tempo médio de vida dos seres-humanos.
A pesquisa feita pelos médicos ingleses, revelou que comer frutas e vegetais, em pequenas quantidades em até 5 porções por dia ajuda a viver mais e melhor. O estudo também revelou que as pessoas que diminuíram a ingestão de café e refrigerantes, substituindo-os por chá e sucos naturais de frutas tiveram um ganho de longevidade.
Estas pessoas, chegaram a ganhar uma expectativa de vida extra de cerca de 12 anos.
A pesquisa também sugeriu que no dia a dia as pessoas devem combinar sua alimentação normal, com opções mais saudáveis. Ao invés de comer uma calórica pizza 4 queijos, por exemplo, que tal uma pizza de tomate com cogumelos e pouco queijo. E porque não trocar os salgadinhos do lanche, por uma suculenta fruta?
Mas atenção, os estudos demonstraram que uma alimentação mais saudável, deve vir acompanhada de uma prática de atividade física regular e do abandono de vícios como o fumo ou bebidas alcoólicas em excesso.
Por Marco de Cardoso
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros