Categories: Dicas

Câncer de pulmão: tipo de câncer que mais fez vítimas

Estimativas de do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de pulmão deverá atingir 27.170 brasileiros (17.850 homens e 9.320 mulheres) em 2006. No País, foi responsável por 14.715 mortes no ano 2000.

Entre os vários sintomas estão a tosse persistente, respiração curta, dor torácica e pneumonias de repetição. O câncer de pulmão possui três tipos de tratamento: cirurgia, radioterapia e quimioterapia, podendo ser enfrentado ainda pela combinação dessas modalidades. A aplicação é definida pelo médico responsável seguindo o tipo celular do tumor, seu estágio e as condições do paciente.

O cigarro e o câncer de pulmão

De acordo com o INCA, o fumo causa 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares, o câncer e doenças respiratórias obstrutivas crônicas. Psquisas apontam que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, 25% das mortes por doença cérebro-vascular e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro.

Em sua composição, existem mais de 4.700 substâncias sendo a única responsável pela dependência química a nicotina. Dessa forma, abandonar o vício torna se mais difícil à medida do grau e intensidade do fumo.

“Se depender única e exclusivamente da força de vontade, o fumante estará frente à estatística que aponta que apenas 5% das tentativas de abandono do tabagismo têm êxito”, pondera o presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), dr. Rafael Stelmach. Vale ressaltar a importância do acompanhamento médico e acesso a medicação e reposição de nicotina. Dessa forma, as chances de parar o fumo aumentam em até 40%.

Onde encontrar ajuda

Os centros públicos de tratamento do tabagismo no município de São Paulo são em sua grande maioria vinculados a universidades ou hospitais públicos. Um deles é o PrevFumo (Núcleo de Apoio à Prevenção e Cessação do Tabagismo), da disciplina de Pneumologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 5579-3412 ou pelo site www.prevfumo.med.br. Já no Complexo do Hospital das Clínicas existe atendimento especializado antitabagismo para pacientes que se tratam no HC.

Por Kelly Silva e Monica Kulcsar

Share

Recent Posts

Emagrecer ajuda a evitar o câncer de fígado!

Essa e outras medidas reduzem o risco deste tumor em até 60%

13 horas ago

Mais qualidade de vida para o diabético

Conheça as novas e modernas formas de tratamento da doença

13 horas ago

Sexo sem dor na menopausa

Saiba como ter relações sexuais sem sofrimento na menopausa

20 horas ago

Vacinação infantil: fique de olho!

É importante manter as vacinas das crianças em dia

21 horas ago

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Sentir dor ao caminhar pode ser sinal da doença arterial periférica

21 horas ago

Prontos para o verão…sem traumas!

A chegada desta estação costuma gerar excessos nos exercícios e lesões

21 horas ago