As cores dos alimentos indicam substâncias importantes para o organismo e quanto mais colorida for a refeição, maior a diversidade de nutrientes e melhor seu valor nutricional. As cores dos vegetais trazem diferentes pigmentos importantes para a saúde, por exemplo, o betacaroteno, responsável pela coloração alaranjada e o licopeno, responsável pela cor avermelhada de algumas frutas e legumes, sendo que ambos possuem propriedades antioxidantes. O VERMELHO: O licopeno.
A antocianina, a betacianina, pigmentos responsáveis por esta coloração, são poderosos antioxidantes. Tomate, morango e beterraba, que entre outros benefícios, colabora na prevenção do câncer e do stress.
O LARANJA, a cor é dada pelo Betacaroteno, (precursor da vitamina A), encontrado nas cenouras, mamão, abóbora etc. Já o amarelo, os pigmentos são antoxantina, o betacaroteno e a luteína, encontrados na batata, no pimentão amarelo e no milho. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras.
Para finalizar o verde, O betacaroteno está presente, mas é camuflado pelo verde intenso da clorofila. Quanto mais escura for a verdura, mais clorofila contém. Potencializa alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C.
Fonte: nutróloga Regina Mestre, especializada em Nutrologia Clínica pela Associação Brasileira de Nutrologia, especialista em Medicina Interna pelo Ministério da Saúde na Espanha. Especialista em cardiologia pelo Instituto de pós-graduação médica do RJ e Mestre em nutrição e dietética pela Universidade de Granada, na Espanha.
Por Adriana Ayres e Marcela Vigo
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros