Dicas Rápidas Saúde

Vida moderna

Viver na cidade grande reduz a expectativa de vida, diz estudo canadense

Um estudo da Universidade McMaster e do Instituto de Pesquisa em Saúde do Canadá acredita que viver nas grandes metrópoles reduz a qualidade de vida. Quem mora na zona rural vive mais e melhor do que quem mora na zona urbana. O estudo se iniciou em 2005, mas ainda não chegou ao fim.

De acordo com o estudo, viver nas grandes cidades contribui para o aumento do colesterol, da pressão arterial, da obesidade e do sedentarismo. Todos esses fatores são responsáveis pelas doenças cardiovasculares e o diabetes. As primeiras são as principais responsáveis pelas mortes de derrame e infarto.

No caso do Brasil, o colesterol alto é o maior responsável pelo infarto, que atinge 400 mil brasileiros por ano. Noventa por cento das doenças cardiovasculares podem ser evitadas com mudanças de estilo de vida. A vida sendetária, a exposição a altos índices de poluição e o estresse nas grandes cidades são prejudiciais.

Segundo a pesquisa, o homem moderno criou um ambiente propício para o desenvolvimento de doenças. Além de respirar um ar contaminado, ele aumentou o consumo de calorias ingeridas e optou por um cardápio rico em alimentos industrializados e com excesso de sal.

Share

Recent Posts

Não deixe o sol te queimar!

Saiba como se prevenir das queimaduras solares

1 semana ago

Dor de cabeça: fique alerta!

A dor de cabeça pode ser sintoma de um tumor

1 semana ago

Bebida alcoólica: a palavra é moderação

Entenda os efeitos na desidratação, na enxaqueca, no sono e na ressaca

1 semana ago

É preciso saber envelhecer

Aumento da população idosa exige maiores cuidados com a saúde

3 semanas ago

Café, coração e saúde

Beber café pode ser uma proteção contra a fibrilação atrial

3 semanas ago

5 erros dos corredores

Evite os erros mais comuns de quem pratica corrida

3 semanas ago