Dicas Rápidas Saúde

Saúde vive uma crise mundial

A baixa qualidade do atendimento médico provoca mais mortes do que a falta de acesso a saúde

Falar sobre a crise de saúde virou fato comum. Mas a dolorosa realidade é que a baixa qualidade do atendimento médico provoca 153 mil mortes anualmente no mundo, segundo revelou um estudo realizado em 137 países de baixa e média renda. Essa foi a primeira pesquisa realizada com o objetivo de avaliar o impacto que os sistemas de saúde de má qualidade causam a população. Foi constatado que 5 milhões de mortes que ocorrem por ano no mundo ultrapassam aos óbitos que acontecem por falta de acesso aos sistemas de sáude, que foram de 3,6 milhões.

A pesquisa foi realizada pela Comissão de Saúde Global de Alta Qualidade, um projeto do jornal cientifico “The Lancet” patrocinado pela Fundação Bill e Melina Gates. Do estudo participam 30 acadêmicos especialistas em sistemas de saúde e políticas públicas de 18 países.

Muitos dos países estudados melhoraram o acesso aos serviçoes de saúde, mas o péssimo atendimento acaba causando mais mortes do que a falta de acesso. Consultas rápidas, falta de respeito e preconceito foram os maiores problemas que os pesquisadores diagnosticaram.

A má qualidade no atendimento é cinco vezes maior do que as mortes por HIV/AIDS (em torno de um milhão) e três vezes maior que as mortes por diabetes (1,4 milhão) por ano no mundo.

Share

Recent Posts

Leite materno: proteção para mães e filhos

A amamentação é uma defesa contra várias doenças para o bebê e a mãe

3 dias ago

O segredo do sono

Estudo aponta que dormir bem exige regularidade

3 dias ago

Treino anticâncer

A musculação pode aumentar as chances dos pacientes com câncer

3 dias ago

Atenção ao colesterol

O colesterol alto pode trazer várias complicações vasculares

1 semana ago

Cuidados com as crianças no inverno!

Doenças respiratórias entre os pequenos aumentam em épocas mais frias

2 semanas ago

Pernas, tênis e treino

Os tênis de sola reta influenciam na musculação das pernas

2 semanas ago