A famosa “batata da perna” fortalecida faz bem ao coração e diminui desconfortos das varizes
A panturrilha, musculatura posterior da perna formada por dois músculos, o gastrocnêmio e o sóleo, é muito importante não só para a manutenção das funções do deslocamento como também para o coração. Ela massageia as veias e facilita o retorno do sangue para o coração, o que é fundamental para a saúde circulatória, que funciona como um coração periférico. Uma vez bem desenvolvida, a panturrilha ajuda a evitar os desconfortos das varizes como inchaço, dor, queimação, sensação de cansaço e até cãimbras.
Por causa do hormônio feminino estrogênio, as mulheres são as principais vítimas das varizes. Sendo assim, elas devem ter sua atenção voltada para o desenvolvimento desse músculo. A panturrilha pode ser trabalhada com exercícios que têm maior número de séries com menos repetições, de dez a 12 repetições, em três séries. O ideal é fazer os exercícios em dias alternados para evitar o cansaço da musculação.
Segundo os profissionais do esporte, de nada adianta desenvolver os músculos do quadril (glúteos) e do joelho (quadríceps e anteriores de coxa) se a panturrilha não for fortalecida. Ela é responsável também por transferir toda a potência gerada pelos outros grupos musculares ao pé.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros