Brasileiro come menos frutas e mais doces, o que contribui para a obesidade
A Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) divulgou um estudo que comprovou que os brasileiros preferem sobremesas açucaradas às frutas. O estudo analisou 2.700 homens e mulheres, de 18 a 80 anos, em 14 estados do país. A constatação é que o brasileiro engorda em ritmo acelerado e registra cada vez mais doenças cardiovasculares.
Das pessoas analisadas, 60,6% confirmaram comer sobremesas com frequência. A maioria dos entrevistados, com 20 anos ou mais, apresentava excesso de peso e 14,8% era obesa. Do total das sobremesas citadas, as frutas correspondiam apenas a 26%. Os doces preferidos eram chocolate, gelatina, pudim, doce de fruta, doce de leite, bala e outros doces.
Segundo os pesquisadores, comer doces depois das refeições- um alimento de alto teor glicêmico e que estimula a maior produção de hormônio insulina pelo pâncreas- não só aumenta o peso corporal com também o risco de doenças como diabetes e até problemas cardiovasculares. Isso se dá porque a insulina também age como um vasoconstritor, fechando os vasos e dificultando a passagem de sangue.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros