Componente indispensável ao preparo da salada, o tomate é uma fruta extremamente saudável. Integrante da família das solanáceas, até pouco tempo atrás seus benefícios eram desconhecidos. Entretanto, as pesquisas científicas apontam seus poderes fitoterápicos.
O tomate é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege o corpo contra o câncer, inclusive o da próstata. É o licopeno quem confere a fruta sua cor vermelha. Quanto mais intensa for sua cor, mais rico é o tomate em antioxidantes. A fruta também é rica em vitamina C e potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.
A adição de gorduras saudáveis ao tomate facilita o transporte, a absorção e a ação de licopeno no organismo. Os nutricionistas recomendam o acréscimo de um fio de azeite de oliva extra-virgem à sua preparação. O licopeno também se torna mais poderoso quando os tomates são cozidos e ingeridos sob a forma de sopas ou molhos.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros