Inflamação no tecido que protege boca e garganta provoca feridas e dificuldades de deglutição
Pacientes com câncer que sofrem com a mucosite agora contam com um tratamento a laser desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Física da USP São Carlos (SP). E o melhor, que está sendo oferecido gratuitamente na Santa Casa de Misericórdia da cidade.
Mucosite é uma inflamação da mucose, tecido que protege a boca e a garganta, que provoca feridas de coloração branca semelhantes a aftas, mas de tamanho bem maior. Normalmente, pacientes com câncer que estão sendo submetidos a radioterapia e quimioterapia são acometidos pela inflamação, um efeito colateral do tratamento. A aplicação, que dura seis minutos, promove um efeito anti-inflamatório e cicatrizante, promovendo ainda o alívio da dor. Pacientes que sofrem de mucosite costumam ter muita dor e dificuldades para engolir e até falar.
Se não for tratada de forma correta a mucosite pode vir a comprometer a
alimentação e a hidratação, trazendo graves consequências ao paciente, levando a necessidade de internação. Ou causando a diminuição ou interrupção do tratamento de radioterapia e quimioterapia, o que pode comprometer a recuperação do paciente.
Antes de iniciar o tratamento o paciente com câncer deve se submeter a uma
avaliação com cirurgião dentista para verificar presença de cáries e infecções. A higiene e uso de hidratantes orais podem fazer diferença no bem estar do paciente.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros