Dicas Rápidas Saúde

Doença silenciosa

A osteoporose pode ser prevenida com exercícios

A osteoporose, doença que atinge os ossos quando a quantidade de massa óssea diminui, pode ser prevenida com exercícios. Os ortopedistas recomendam a prática de exercícios resistidos regularmente. E como são esses exercícios resistidos? É um trabalho feito com sustentação de carga como andar, dançar, subir escada, esportes com raquetes e exercícios com peso, na musculação.

O treinamento de resistência envolve o uso de força muscular para aumentar a massa muscular e força óssea. O músculo desenvolvido vai agir protegendo os ossos, uma vez que a osteoporose desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Apesar de excelentes para desenvolver a capacidade respiratória, a natação não atua no combate à doença.

O aparecimento da osteoporose está ligado aos níveis de estrógeno do organismo. O estrógeno é o hormônio feminino, também presente nos homens, mas em menor quantidade do que nas mulheres. Ele ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. As mulheres são as mais atingidas pela osteoporose, pois na menopausa os níveis de estrógeno caem bruscamente.

Além da atividade física, é recomendada uma dieta rica com alimentos em cálcio, como leite e seus derivados, verduras (brócolis e repolho), camarão, salmão e ostras. A reposição hormonal após a menopausa também consegue evitar a osteoporose.

Share

Recent Posts

AVC é uma dor de cabeça

Estudo mostra que enxaqueca crônica pode aumentar risco de AVC

4 dias ago

Criança espirrando? Pode ser rinite!

Saiba como diferenciar a rinite alérgica de gripes e resfriados

4 dias ago

Uma boa digestão ajuda a emagrecer!

Conheça a importância do funcionamento do intestino na perda de peso

4 dias ago

Exercício contra o câncer de mama

Atividade física é fundamental na prevenção deste tumor

4 dias ago

Obesidade infantil: uma pandemia!

O Brasil é um dos países com maior número de crianças acima do peso

2 meses ago

Proteína: qual o limite?

”Febre’’ em consumir alimentos ricos em proteína exige cautela

2 meses ago