Apesar de ser uma atividade de fácil execução, a corrida requer uma série de cuidados, sobretudo se for feita na rua
A prática da corrida pelo menos quatro vezes por semana ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL), melhorar o colesterol bom (HDL), diminuir os níveis de glicose e da pressão arterial e melhorar o desempenho cardíaco. Pois o exercício regular faz o coração trabalhar melhor trazendo benefícios para a saúde. Mas se o esporte é praticado ao ar livre, é preciso tomar algumas precauções.
Para a corrida em dias ensolarados é fundamental o uso de óculos escuros. Além de proporcionarem maior conforto, protegem os olhos contra vento e poeira. É fundamental a escolha de um modelo resistente e leve, com boa fixação para evitar que eles escorreguem durante a atividade física.
É importante também o uso de filtro solar que deve ser aplicados 20 minutos antes da atividade. Os dermatologistas também recomendam o uso de boné ou viseira, para evitar a exposição direta do sol sobre a pele. No caso de suor excessivo, o ideal é que o filtro solar seja reaplicado a cada duas horas.
Manter o corpo hidratado é outro detalhe importantíssimo, alertam os médicos. A desidratação pode provocar interrupção do treinamento por dores, câimbras, desmaios e em casos graves à hiponatremia (baixo nível de sódio no sangue). O corpo precisa estar hidratado antes e durante a corrida.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros